Plantio da safra de soja no Estado chega a 54% da área estimada

O plantio da safra 2018/2019 de soja em Mato Grosso do Sul está 28,6% mais adiantado, com relação ao mesmo período do ano passado. As chuvas colaboraram com a preparação do solo e os agricultores já concluíram 54,2% da área estimada, o que representa 812.240 hectares semeados em 10 dias.

A informação foi confirmada nesta sexta-feira, dia 19 de outubro, pela Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul), por intermédio dos dados coletados pelo Siga (Sistema de Informações Geográficas do Agronegócio).

No relatório foi informado ainda, que a região Sul está com o plantio mais avançado, média de 60%, enquanto que a região Centro alcançou 42% e a região norte, 37,3%. A área plantada até o momento é de, aproximadamente, 1.539 milhão de hectares.

O presidente da Aprosoja/MS, Juliano Schmaedecke, faz uma análise do clima e andamento do plantio no Estado.

“Esta é a melhor época para plantar e as chuvas deram um espaçamento valioso. Na última semana só não adiantamos mais em razão do excesso de chuvas, contudo, aproveitamos bem a janela que se abriu nos últimos dias. Provavelmente tenhamos um fim de semana chuvoso, mas abrindo uma nova janela, caminharemos para o encerramento”, observa.

COMPARATIVO

A porcentagem de área plantada é superior em aproximadamente 10,8%, em relação ao mesmo período da safra 2017/18.

Da safra em curso, Mato Grosso do Sul possui 26,86% já negociados, de acordo com dados da Granos Corretora. Ano passado, o valor era de 26,84% para a mesma data. Em relação ao ciclo 2017/18 as estimativas apontam para 91% comercializado.

“Quanto a comercialização o dólar caiu bastante esta semana e temos uma super safra americana se concretizando. Esses dados, junto à estimativa de safra recorde no Brasil deixa o mercado andando de lado, mas boas oportunidades sempre aparecem e precisamos estar a postos para aproveitá-las”, recomenda Schmaedecke, sobre o cenário atual.

Comentários