Plano de ações visa reduzir violência em terminais da Capital

Para reduzir os índices de violência e vandalismo nos terminais de transbordo de Campo Grande, a Secretaria Municipal de Segurança Pública lança um novo plano de ações para aumentar a segurança nestes locais.

Uma das primeiras iniciativas é reforçar o número de Guardas Civis Municipais que fazem a segurança dos terminais. Os agentes passaram, além de fazer a ronda constante pelos locais, também a realizar a abordagem seletiva dos passageiros.

Reforço do número de Guardas Civis Municipais é uma das primeiras iniciativas  (Foto: Divulgação PMCG)
Reforço do número de Guardas Civis Municipais é uma das primeiras iniciativas
(Foto: Divulgação PMCG)

O secretário Municipal de Segurança Pública , Valério Azambuja, explica que o plano de segurança criado para atender os terminais de transbordo contempla ações preventivas e de fiscalização intensa. “Nosso principal objetivo é o de coibir todo e qualquer tipo de violência nos terminais, e conferir a população a segurança que ela tanto necessita”.

O secretário informa que as ações preventivas deverão se intensificar nos próximos dias e os Guardas Civis Municipais irão realizar abordagens pontuais de fiscalização. “A Guarda vai fazer a abordagem durante o embarque e desembarque dos coletivos. Deverá analisar as situações de risco e, caso necessário, realizar a revista das bagagens dos cidadãos, que conferirem perigo aos demais passageiros. Vamos agir com mais rigor em busca de
resultados ainda mais efetivos na redução da criminalidade”.

Além da fiscalização, a Secretaria Municipal de Segurança em parceria com a Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) deverá  realizar uma campanha de conscientização da população, divulgando informações relevantes sobre a segurança nos terminais e as implicações judiciais que cada crime confere. A meta é mostrar aos cidadãos a necessidade de preservação do patrimônio e os incentivar a denunciar quem pratica qualquer tipo de crime nestes locais.

Outro auxílio para a fiscalização virá com a instalação das câmeras de segurança, feita pela Assetur, que irão registrar qualquer ato ilegal que for cometido nas dependências dos terminais.

O cidadão que presenciar atos de vandalismo pode acionar a Guarda Civil Municipal, tanto pessoalmente como por meio dos telefones gratuitos 199 ou 153. “Com a ação efetiva da Guarda Civil Municipal, dentro dos terminais, desde março deste  ano, registrou-se uma considerável queda no índice de criminalidade, contudo as novas ações irão forçar uma queda ainda maior nos números e propiciar ainda mais segurança. Para isso contamos também com o apoio da população”, destaca Valério.

Comentários

comentários