Pedidos de seguro-desemprego na Capital caem mais de 300% em quatro meses

Da Redação

Nos últimos meses a Funsat (Fundação Social do Trabalho) não deixou de atender a população, mesmo em período pandêmico. A Fundação registrou crescimento significativo nos números de profissionais colocados no mercado de trabalho por meio das vagas disponibilizadas pela sua gestão de intermediação.

Em abril, 2.361 pessoas procuraram a Funsat para requerer esse benefício. Já em maio, esse número baixou para 1.171. No mês de junho fechou com 933, e no mês de julho 700 pessoas procuraram esse serviço. Comparados os meses de abril, maio, junho e julho a solicitação do seguro-desemprego caiu 337%.

Outro dado que merece destaque é a diminuição no número de pessoas solicitantes do benefício seguro-Desemprego, ao mesmo tempo em que os números de vagas ofertadas no mercado de trabalho crescem, os números de requisições de seguro-desemprego despencam.

A análise feita pela Coordenadoria de Vagas e Empregos e do Observatório do Mercado de Trabalho da Fundação, é que tanto os acordos realizados entre empregadores e funcionários por meio do Programa Benefício Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda (BEm) quanto o crescimento da quantidade de admissões e a diminuição gradativa dos números de desligamentos registrados pelo Caged (Cadastro Nacional de Admitidos e Demitidos) do mês de junho, mostram a reação positiva do mercado de trabalho.

Estima-se a melhora nos números do Caged para o mês de Julho, com um aumento significativo na oferta de vagas. Esta informação é validada pela observação dos números de vagas que foram divulgadas de abril até julho na Funsat e no total de pessoas admitidas.

Em abril, foram disponibilizadas 161 vagas de emprego e colocados no mercado de trabalho 31 profissionais. Já em maio foram 268 vagas e 98 pessoas foram colocadas no mercado de trabalho. Junho manteve os 90 colocados, com 364 vagas ofertadas. No mês passado, os números aumentaram significativamente com 598 vagas divulgadas e 946 encaminhados para entrevistas e destes, 168 profissionais foram admitidos no mercado de trabalho local. Destaca-se também que 5 pessoas PCD começaram a trabalhar.

Os dados levantados pela Funsat indicam ainda que, durante o mês de julho foram realizados 1.393 atendimentos de pessoas em busca de emprego, 152 emissões de CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social) e 700 requisições de seguro-desemprego.

A Funsat divulga diariamente vagas de emprego, que estão disponíveis no site, redes sociais e através do aplicativo Sine Fácil (gratuitamente para Android e IOS). É importante ressaltar que, se o candidato não possuir cadastro, é necessário que o mesmo compareça na sede da Funsat localizada na Rua 14 de Julho, 992.

O horário especial de atendimento é das 07h30min às 13h30min, de segunda a sexta-feira.