Parlamento Jovem e saúde da mulher são destaques na ALMS nesta semana

Deputados durante a sessão deste quinta (Foto: ALMS)
Deputados em sessão de 5ª feira (Foto: ALMS)

O trabalho dos deputados estaduais de Mato Grosso do Sul, além das sessões ordinárias e reuniões das comissões permanentes da AL-MS (Assembleia Legislativa de MS), nesta semana terá como destaque a audiência pública que tratará sobre a saúde da mulher e o encontro do Parlamento Jovem, em parte pública. Bem como ainda, em uma atividade ‘particular’, a religiosidade será apresentada com a visita do ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que os devotos católicos celebram esta semana o dia da santa.

A primeira atividade é já nesta segunda-feira (20), às 8h30, no Plenarinho Deputado Nelito Câmara, onde os servidores da Casa de Leis e os deputados receberão a visita do ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. No período da tarde, das 13h30 às 17 horas, os deputados realizam a 5ª edição do Projeto Parlamento Jovem, onde será a quarta sessão ordinária de 2016. Coordenado pela Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet, o projeto é uma oportunidade para os adolescentes aprenderem a elaborar proposições de interesse da sociedade e a conhecerem os ritos da Casa de Leis. As matérias apresentadas pelos estudantes podem ser apadrinhadas pelos parlamentares estaduais.

Terça-feira (21), às 8h, no Plenarinho, a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) estará reunida para apresentar a análise dos aspectos legal e constitucional dos projetos dos deputados estaduais, Governo do Estado, Poder Judiciário, Ministério Público Estadual, Defensoria Pública e Tribunal de Contas. Lídio Lopes (PEN), Maurício Picarelli, Flavio Kayatt (PSDB), Renato Câmara (PMDB) e João Grandão (PT) são os membros da comissão.

Presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, a deputada Mara Caseiro (PSDB) presidirá a audiência pública com o tema “Saúde da Mulher e Combate à Mortalidade Materna”. O evento, que tem o apoio do Governo do Estado, terá início às 14h de terça-feira, no Plenário Júlio Maia.

Representantes da Secretaria de Estado de Saúde, Subsecretaria de Políticas públicas para as Mulheres, Rede Feminina de Combate ao Câncer, Casa da Mulher Brasileira e Subsecretaria de Políticas Públicas para a População Indígena confirmaram presença.

Religiosidade

A visita do ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, além dos devotos católicos celebrarem esta semana o dia da santa, faz parte da peregrinação nacional do quadro da santa dentro das comemorações do Jubileu dos 150 anos de entrega da imagem aos missionários redentoristas.

A obra de arte em estilo bizantino traz a história de Maria, mãe de Jesus, e transmite a mensagem de salvação em Cristo. A história teve início na Ilha de Creta, passando por Roma, onde o Papa Pio IX, em 1866, entregou a imagem aos Missionários Redentoristas dando-lhes a missão: “Façam-na conhecida no mundo inteiro!”.

Comentários

comentários