Pagamento à vista do IPVA 2017 garante desconto de 15%

Contribuinte pode também dividir em cinco vezes, primeira parcela vence em janeiro
Carnês do IPVA 2017 já foram distribuídos/ Foto: Divulgação

O IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) de 2017 vence no dia 31 deste mês de janeiro. Os proprietários podem optar pelo pagamento à vista com 15% de desconto ou dividir o valor em cinco parcelas.

Tanto o pagamento à vista quanto a primeira parcela vencem no dia 31/1. O formulário continua sendo emitido em formato único, independente da opção de pagamento (à vista ou parcelada). Para quem optar por dividir, as datas de vencimento serão 31 de janeiro (1ª parcela), 24 de fevereiro (2ª parcela), 31 de março (3ª parcela), 28 de abril (4ª parcela) e 31 de maio (5ª e última parcela).

De acordo com o Secretário de Fazenda, Marcio Monteiro, baseado nos documentos lançados, a expectativa de arrecadação do IPVA é de R$ 640 milhões. Entretanto, devido à inadimplência que ocorre todos os anos, o valor arrecadado deve ficar em aproximadamente R$ 560 milhões.

“Nós fazemos uma média com base no número de carnês lançados. Mas a inadimplência é prevista e o fator que mais contribui para isso, com certeza, é a crise econômica. Hoje o governador Reinaldo Azambuja entende que deve ser mantido o desconto de 30% que reduz a alíquota para 3,5%, mesmo com a legislação determinando o pagamento dos 5%. Lembrando sempre que a Sefaz vem procurando priorizar e dar atenção especial na cobrança daqueles que estão inadimplentes com seus impostos e consequentemente o IPVA”, declarou o secretário.

Comentários