Ônibus movido a fezes quebra recorde de velocidade na Inglaterra

Engenheiro contou que empresa quis provar que veículos são tão capazes quanto os comuns

Inglaterra – Um ônibus movido a fezes bateu um recorde de velocidade no sudeste da Inglaterra na última semana, alcançando a marca de 123,57 km/h. Usando excrementos de bovinos como combustível, o Bus Hound atingiu a maior já registrada por um veículo convencional do tipo, segundo a BBC.

O engenheiro responsável pelo projeto, John Bickerton, conta que a empresa decidiu quebrar o recorde para mostrar que ônibus movidos a biometano têm tanta qualidade e capacidade quanto os comuns.

O veículo opera dentro da cidade de Reading e para a experiência mecânicos removeram seu limitador de velocidade. Normalmente, ele alcançaria 90Km/h.

“Queríamos mudar a imagem do ônibus como um transporte sujo, fedorento e devagar. Somos modernos, rápidos e na última geração da inovação”, declarou Bickerton.

Como funciona?

O Bus Hound foi batizado em homenagem ao carro supersônico British Bloodhound. Ele utiliza gás comprimido criado a partir de fezes bovinas através de um processo denominado digestão anaeróbica. A partir do momento que é liquefeito, o gás é armazenado em tanques no teto do ônibus.

Bristol, outra cidade britânica, a cerca de 100 km de Reading, também tem um ônibus movido a fezes, só que não de bovinos, mas sim dos 32 mil moradores da cidade.

O DIA

Comentários

comentários