OAB ‘descobre’ e alerta TJ-MS que advogados estão recebendo e-mail falso

Lúcio Borges

O TJMS (Tribunal de Justiça de MS) divulgou a pouco, na tarde desta sexta-feira (31), um alerta e recomendação aos advogados de Mato Grosso do Sul ou mesmo de fora, que está havendo uma espécie de ‘estelionato’ em nome do Poder Judiciário Estadual. O alerta de segurança aponta que os profissionais do Direito estão recebendo um e-mail falso da instituição. Os responsáveis da área digital do Tribunal, via  STI (Secretaria de Tecnologia da Informação), verificaram a questão e ressalta o erro no endereço eletrônico, bem como não há envio de anexos documentais por e-mail.

O próprio Tribunal não havia ainda verificado a questão, sendo que foi OAB -MS (Ordem dos Advogados do Brasil em MS), que alertou a Coordenadoria da Segurança da Informação do TJMS. A OAB-MS repassou oficialmente que alguns advogados já teriam recebido um e-mail falso (phising), para retirada de documentos. Na tentativa de ataque de hoje, foi enviado um e-mail para emissão de certidões.

Diante disso, a STI (Secretaria de Tecnologia da Informação) alerta aos advogados para se atentarem sempre para o remetente do e-mail, pois o do Tribunal sempre consta o domínio @tjms.jus.br.

A STI ressalta o endereço eletrônico oficial, bem como que não envio de documentos por e-mail. “Note que este envio sempre é feito pelo remetente [email protected]. A Secretaria de Tecnologia da Informação informa também que as certidões não são enviadas como anexos e o link enviado no e-mail deve sempre conter o link https://esaj.tjms.jus.br.”, avisa.

Confira na imagem abaixo um exemplo do e-mail falso.

Alerta de segurança: Advogados estão recebendo e-mail falso

Comentários