Nova Zelândia vai mudar sua bandeira. Confira as candidatas

Foram divulgadas 40 opções para a nova bandeira do país. Quatro finalistas serão anunciadas em setembro

A Nova Zelândia vai mudar sua bandeira no próximo ano e divulgou, nesta segunda-feira, uma lista com 40 desenhos candidatos à nova bandeira do país.

“Nossa esperança é que os neozelandeses se vejam refletidos nesses símbolos, cores e histórias”, divulgou o comitê responsável pelo novo desenho. “Uma grande bandeira deve ser distinta e tão simples que pode ser desenhada por uma criança… Em decisão unânime, o comitê selecionou projetos da bandeira que acreditamos melhor refletir a identidade da Nova Zelândia”.

10newflag

Na primeira etapa, foram recebidas 10.292 inscrições públicas para um novo design. A partir de agora, o comitê vai consultar especialistas em cultura, arte, design e especialistas em estudo das bandeiras para garantir que os 40 projetos finalistas não ferem as leis de propriedade intelectual. Em setembro, o país anunciará a lista de quatro finalistas, e um referendo será realizado em novembro ou dezembro para definir a opção preferida. Um segundo referendo, em março, vai decidir entre a opção preferida e a bandeira atual.

Bandeira atual da Nova Zelândia(iStockphoto/Getty Images)
Bandeira atual da Nova Zelândia(iStockphoto/Getty Images)

John Key, primeiro-ministro da Nova Zelândia, afirmou que o design atual foi dominado pela Union Jack, bandeira britânica. “Não somos mais dominados pela Grã-Bretanha”, disse Key.

VEJA

Comentários

comentários