Nova tecnologia impede que motoristas dirijam alcoolizados

Dirigir-bebadoUm dos problemas mais recorrentes no trânsito em todo o mundo é a condução de motoristas sob efeito de bebidas alcoólicas. Nestas circunstâncias, além de colocar a sua própria vida em risco, os beberrões podem causar tragédias ainda maiores. Com o intuito de inibir que motoristas alcoolizados possam dirigir, uma nova tecnologia está sendo apresentada pela Administração Nacional de Segurança Rodoviária dos Estados Unidos (NHTSA).

O órgão apresentou uma tecnologia inovadora que deve impedir que os embriagados possam sequer arrancar com seus automóveis. A tecnologia foi batizada de Driver Alcohol Detection System for Safety (DADSS) pela NHTSA e ainda está em fase experimental.

O experimento deverá funcionar de duas maneiras para impedir que os avinhados possam dirigir nessas condições. Na primeira forma, um alcoolímetro instalado no volante ou na porta do motorista irá avaliar o nível de álcool presente no corpo do condutor. Essa prática não necessita que o motorista sopre no sensor, como acontece em um bafômetro. Na segunda maneira, um sensor tátil irá avaliar as condições do motorista com base no seu nível de álcool no sangue.

Fonte: Canaltech

Comentários

comentários