Nova sede do Centro de Atendimento à Mulher inaugurado na Capital

A vice-governadora e secretária de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), Rose Modesto, ressaltou a atenção e a prioridade dadas pelo governador na viabilização das novas instalações da DEAM(que funcionará 24 horas e do reforço da equipe de outra delegacia especializada no combate à violência de gênero, a Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca).

Rose Moesto destaca ações do governo durante inauguração Foto Silvio Francis
Rose Moesto destaca ações do governo durante inauguração Foto Silvio Francis

“Graças à compreensão do governador Reinaldo Azambuja, foi possível mudar uma situação que era tão difícil de funcionamento da delegacia. E em poucos meses foi possível tanto reforçar à equipe [da Depca], quanto inaugurar à Deam”, comemorou.

Ela participou na manhã desta sexta-feira (16) da inauguração do novo Centro Especializado de Atendimento à Mulher em Situação de Violência – CEAM Cuña M’Baretê, antigo Centro de Atendimento à Mulher (CAM), que funcionará na Rua Pedro Celestino.

O novo Ceam oferecerá atendimento psicossocial às mulheres que foram vítimas de violência. Entre os atendimentos previstos no centro estão: triagem psicossocial, psicoterapia e terapia individual e em grupo; oficinas de trabalho, palestras e reuniões. O Ceam também conta com uma biblioteca e brinquedoteca para as atividades de acolhimento para as crianças que acompanham as mães durante os atendimentos.

O Centro de Atendimento à Mulher em Situação de Violência, foi criado em 1999 e é considerado um projeto pioneiro do Estado na política pública de enfrentamento à violência de gênero, garantindo atendimento jurídico e psicossocial, acolhimento e orientações.

Posteriormente o Ceam passou a desenvolver ainda programas de geração de renda e autonomia financeira. O antigo CAM funcionava na Rua 7 de Setembro e precisava de readequação física e estrutural. O governo do Estado acabou optando pela escolha de um novo espaço, com estrutura mais adequada, entregue nesta sexta-feira.

O evento contou com as presenças também da primeira-dama, Fátima Azambuja, da subsecretária de Políticas Públicas para Mulheres, Luciana Azambuja Roca, que comanda a pasta da Sedhast responsável pelo Centro e da vereadora Luiza Ribeiro (PPS).

Comentários

comentários