No dia mundial do dentista, cuidados e recomendações para uma boa saúde bucal

(Foto: Paulo Francis)
Cirurgião dentista Jorge Pereira dá dicas de como tratar a boca. (Fotos: Paulo Francis)

Uma boa rotina de higiene bucal contribui para um sorriso mais limpo e bonito. Dentes, gengivas e línguas quando bem cuidados, evitam problemas comum, como tártaro, cáries, gengivite e até o mau hálito. Mas será que só a escovação e os cuidados caseiros são suficientes?

De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mais da metade da população do Brasil, não vai ao dentista anualmente. Assim, nesta segunda-feira, 3 de outubro, no Dia Mundial do Dentista, o Página Brazil preparou uma matéria para tratar do assunto e destacar a importância do profissional em nossas vidas. O cirurgião dentista Jorge Pereira, conversou e gravou um vídeo para nossa reportagem esclarecendo e alertando sobre o ‘perigo de nossa boca’, que pode até levar a morte.

Apesar de escovar os dentes todos os dias, muitas pessoas não se atentam a Saúde Bucal como deveriam. “O que muita gente não sabe, é que um simples problema nos dentes, pode ter outras consequências e levar à morte”, diz o cirurgião dentista.

(Foto: Divulgação)
Especialista mostra no desenho e alerta que um simples problema nos dentes, pode levar até à morte.

Nossa equipe em conversa com Dr. Jorge, que é especialista em Ortodontia – já foi secretário de Saúde – e é palestrante da área, esclareceu dúvidas, recebeu dicas e conselhos para evitar problemas mais graves na boca e no corpo.

Dr. Jorge faz uma analogia do trabalho do dentista e o trabalho de um médico. Para ele, ambos profissionais são importantíssimos para nossa saúde. “Existem doenças na cavidade oral, que quando disseminadas no corpo, caem no coração e pode levar a pessoa ao óbito do paciente”, aponta o especialista.

“Pessoas que tem cáries, que tem problemas periodontais e que não vão ao cirurgião-dentista, existe muito grande esta possibilidade de vir a óbito por problemas periodontais”, explica.

Comentários

comentários