Neste sábado Capital terá dia “D” da vacinação contra gripe

Com o inverno se aproximando e o potencial aparecimento de epidemias de gripe, as unidades de saúde da Capital mobilizam neste sábado a partir das 8 da manhã, o dia “D” da Campanha de Vacinação Nacional contra o vírus influenza.

De acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), 600 funcionários estarão atendendo a população em 82 postos de saúde na Capital até as 17h00. Haverá vacinação também em três shoppings (Norte Sul/Plaza, Campo Grande e Bosque dos Ipês) e nas redes de supermercados, Comper, Extra, Atacadão e Walmart.

A Campanha que teve início nesta terça-feira (5) segue até 22 de maio. A Sesau recebeu 200 mil doses da vacina e a expectativa é que pelo menos 80% do público-alvo seja vacinado. Algo em torno de 185 mil pessoas entre crianças de seis meses a menos de cinco anos de idade, pessoas com doenças crônicas, trabalhadores de saúde, população indígena e carcerária, gestantes, puérperas, idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde e funcionários dos estabelecimentos prisionais.

A gerente Técnica do Serviço de Imunização da Sesau, Cássia Kanoaka, alerta para que as pessoas não deixem para a última hora já que a vacina só faz efeito duas semanas após a aplicação, “A intenção é que a pessoa já esteja imune ao vírus com a chegada do inverno”.

A imunização é segura e só apresenta contra indicação em casos de alergia a ovos de galinha e seus derivados ou que tenham apresentado reação em doses anteriores.

A Sesau orienta que é importante levar aos postos de saúde o cartão de vacinação e um documento de identificação.

Luana Campos com informações da Assessoria

Comentários

comentários