NASA confirma descoberta de lago subterrâneo em Marte

tn_4200a8193b_marte4444444444
Visão vertical acentuada mostra depressões fendilhadas em uma parte de Marte: radar detectou água congelada Imagem: NASA / JPL-Caltech Univ. do Arizona

A agência espacial norte-americana (NASA) confirmou recentemente a existência de um lago subterrâneo em Marte. A descoberta foi confirmada após mais de 600 passagens da sonda do Mars Reconnaissance Orbiter (MRO) pelo ‘Planeta Vermelho’.

“O depósito hídrico varia em espessura entre 80 a 170 metros com uma composição de 50-85% de água gelada misturada com poeiras ou partículas maiores de rocha”, detalha  comunicado da NASA. Cientistas da agência espacial norte-americana estimam que o lago pode ser seis vezes maior que a área do País de Gales.

Os pesquisadores acreditam que existe mais água ainda por descobrir em Marte, pois a quantidade do lago subterrâneo diz respeito a menos de 1% do total disponível no planeta, que pode ainda abrigar vida. “Onde existe água em estado sólido durante muito tempo não sabemos se houve em algum ponto água em estado líquido capaz de dar suporte vida”, acrescenta o comunicado da agência.

Comentários

comentários