Na contramão de rivais, Vivo detona WhatsApp e descarta promoções

As declarações do presidente da Telefônica/Vivo, Amos Genish, de que a operadora nunca fará parcerias com o WhatsApp contrastam claramente com a posição das rivais da empresa no Brasil. Em contrapartida, as rivais Claro e TIM possuem até promoções para facilitar o acesso ao app de mensagens e ligações do Facebook.

07vivo

Durante participação no Congresso ABTA 2015 nesta semana, Amos classificou o aplicativo de mensagens como “pirataria no pior sentido” e ainda disse que o software comprado pelo Facebook “é bem mais perigoso do que o Netflix”, conforme reportagem da Teletime.

“Eles (WhatsApp) estão trabalhando contra a lei brasileira. Não vai acontecer nunca de fazermos parceria, e espero que as outras operadoras acordem para isso”, afirma Amos.

No entanto, o executivo, à frente da Vivo há poucos meses, destaca que ainda não é possível medir qual o impacto do WhatsApp nas redes ou receitas da operadora por serem lançamentos muito recentes.

TIM lança promoção

Na contramão da Vivo, a TIM lançou nesta quinta-feira, 6/8, uma promoção chamada Turbo WhatsApp, focada nos seus clientes pré-pagos e que busca “ampliar sua parceria com o aplicativo de mensagens mais popular do mundo”, como afirma a própria empresa.

Por 12 reais, os usuários da TIM podem usar até 50MB por dia com o WhatsApp durante um mês – o acesso continua liberado mesmo quando o saldo do usuário se esgota. A promoção inclui o envio de mensagens de texto, voz e vídeos pelo WhatsApp, mas deixa de fora as ligações de voz por VoIP.

Já o diretor de CMO da TIM Brasil, Rogério Takayanagi, tem um discurso bem diferente de Amos, da Vivo: “O WhatsApp já faz parte do cotidiano das pessoas, sendo usado até como ferramenta de trabalho. Por isso, entendemos que os clientes não podem ficar sem acesso, mesmo quando estão com pouco dinheiro para investir naquele mês.”

Inicialmente, a nova promoção da TIM é válida até 31 de agosto, mas a empresa destaca que a oferta pode ser prorrogada.

Claro

No mesmo caminho, a Claro oferece desde junho uma promoção que fornece acesso gratuito ao WhatsApp (e às versões mobile do Facebook e Twitter) para os clientes dos seus novos planos.

“Queremos entregar aos nossos clientes o que eles mais precisam e apreciam: navegar na Internet como e onde quiser”, disse na época de lançamento da promoção Claro Turbinada, o presidente da operadora, Carlos Zenteno.

Assim como a promoção da TIM, a oferta da Claro inclui o envio de mensagens de texto, voz e vídeos pelo WhatsApp, mas deixa de fora as ligações de voz pelo aplicativo.

Oi

De acordo com a assessoria da Oi, a operadora não tem previsão de realizar nenhuma promoção relacionada ao uso do WhatsApp. A empresa lançou uma promoção no início do ano que fornecia acesso gratuito ao Facebook e Twitter para os clientes Oi Galera, mas não incluiu o WhatsApp na oferta.

Comentários

comentários