Na Comic Con, Renato Aragão fala de volta dos Trapalhões: ‘Eu, Dedé e mais quatro’

Homenageado nesta quinta-feira (dia 1º) na Comic Con Experience, Renato Aragão anunciou no palco a volta do grupo “Os Trapalhões”, formado por ele, Dedé Santana, Mussum e Zacarias, os dois últimos já mortos. De acordo com Renato, que se emocionou bastante, a nova formação do humorístico terá seis integrantes: ele, Dedé e outros quatro comediantes que ainda devem ser escolhidos. Em mais de uma ocasião, o humorista ficou com voz embargada e chorou no auditório principal do evento de cultura pop que vai até domingo (4) na São Paulo Expo, Zona Sul da cidade.

Renato Aragão se emociona na Comic Con Experience em São Paulo (Foto: Reprodução - Carol Caminha)
Renato Aragão se emociona na Comic Con Experience em São Paulo (Foto: Reprodução – Carol Caminha)

“Agora eu quero dizer que esses outros não vão substituir [Zacarias e Mussum], porque eles foram insubstituíveis. [Os novos] vão ser apenas os imitadores. Quero que vocês recebam muito bem, eles vão reviver uma imagem maravilhosa que ficou no coração de vocês”, disse Aragão.

O trabalho assistencial de Renato Aragão, criador do Criança Esperança e embaixador da Unicef, também foi lembrado, assim como seu famoso “passeio” pelos braços do Cristo Redentor, no Rio. O humorista se lembrou de que chegar até a mão da estátua não foi tão complicado. Difícil foi mesmo foi voltar “de ré”, conforme explicou, já que havia muitos parafusos e para-raios pelo caminho. “A cada 50 centímetros que voltava, eu tinha de tirar da reta”, brincou, apontando para trás e provocando muitos risos.

Filho de uma professora, Renato se lembrou que se formou em Direito no Ceará na intenção de agradar ao pai. “Falei: ‘Vou estudar, ser advogado, para dar esse título pra você”, comentou. Quando estava perto da formatura, iniciou a carreira de humorista. No começo, fez isso escondido da família e dos amigos. “Naquela época, advogado era uma coisa muito séria, meu emedo era meus colegas [de faculdade] descobrirem. Como é que vou fazer TV? Se souberem disso, vão me expulsar do país?”, brincou. “Mas fiz o primeiro programa, o segundo… No terceiro, fiquei tão famoso, que fui perdoado por todos eles. Para mim, isso foi enfrentar um desafio muito forte na vida.”

Perto do fim, Renato foi questionado a respeito da aposentadoria. “Que é isso, rapaz? Se parar, eu morro. Aposentadoria, para toda pessoa, é uma morte. Tem uma frase de um escritor que é: ‘Quem tem projetos não envelhece’. Para mim, aposentadoria não existe”, respondeu.

Em seguida, fez um resumo do tipo de comédia que pratica. “Quando comecei a fazer meu tipo de humor, meus primeiros quadros, eu falava: ‘Mas peraí, rapaz, o povo não tá rindo!’. Aí, o Dedé me empurrava, eu balançava a bunda e riam! Então disse: ‘Poxa, Dedé, não somos atores para adultos, aquela coisa de stand-up. Somos para crianças, temos de fazer palhaçadas, somos palhaços e vamos ser palhaços até o fim da vida’.”

Outros convidados
O evento geek acontece no São Paulo Expo, na Zona Sul da capital paulista. Entre os diversos convidados internacionais já confirmados estão James Gunn, diretor de “Guardiões da Galáxia”, Evanna Lynch, da série de filmes de “Harry Potter”, e Milla Jovovich, dos filmes de “Resident Evil”.

No primeiro dia da convenção os destaques são os participantes de painéis no auditório Cinemark. A CCXP 2016 será aberta oficialmente com uma homenagem à carreira de Renato Aragão. O humorista, conhecido por dar vida a Didi Mocó, subirá ao palco para participar da comemoração.

Ainda nesta quinta-feira, a Paramount apresenta suas produções para 2017. O ator Vin Diesel estará no palco para falar sobre “xXx: Reativado”. Ele estará acompanhado das atrizes com quem contracena na continuação, Nina Dobrev (“The vampire diaries”) e Ruby Rose (“Orange is the new Black”).

Comentários