Mutirão de combate ao câncer de pele acontece neste sábado

O Dia Nacional de Prevenção de Câncer de Pele acontece no sábado, 07 de dezembro no Hospital Adventista do Pênfigo, a partir das 7h. A campanha é conhecida como Dezembro Laranja, cor que remete ao sol e ao tom dos corpos bronzeados. Com o slogan “Um Sinal Pode Ser Câncer de Pele”, haverá um mutirão de atendimentos gratuitos realizado por médicos dermatologistas e equipe multiprofissional para orientação e diagnóstico à população. A iniciativa é da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

No Brasil são 4 mil médicos dermatologistas voluntários que vão atender em mais de 130 postos de atendimento. No Mato Grosso do Sul, serão 40 médicos voluntários que estarão atendendo em Campo Grande e Três Lagoas. De acordo com a coordenadora da campanha, a dermatologista Lidiane de Oliveira Costa Nanni, “a expectativa é que mais de mil pessoas sejam atendidas na capital”. Os pontos de atendimento em Campo Grande serão no Hospital Adventista do Pênfigo e no Hospital Universitário.

No Brasil, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima o surgimento de 180 mil novos casos só neste ano. O tipo mais comum é o câncer não melanoma, que possui baixa letalidade e maior frequência. Já o tipo melanoma é o tipo mais agressivo de câncer de pele. A doença pode se assemelhar a pintas, por isso, conhecer bem a pele faz a diferença na hora de detectar qualquer anormalidade no corpo. Para se prevenir, além da aplicação do filtro solar, é recomendável usar chapéus, óculos escuros e roupas que cubram boa parte do corpo, assim como evitar atividades ao ar livre entre 10h e 16h.

Durante a ação, quem for diagnosticado com câncer da pele receberá encaminhamento para o tratamento cirúrgico. Para participar basta levar os documentos pessoais, comprovante de residência e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Serviço:

Mutirão Câncer de Pele – Dezembro Laranja
Data: 07 de dezembro (sábado)
Horário: a partir das 7h
Local: Hospital Adventista do Pênfigo – Unidade Matriz (saída para Sidrolândia)
Endereço: Av. Gunter Hans, 5885 Jd. Centenário
Campo Grande, MS.

Comentários