Município ganha exame de eletroencefalograma

Lúcio Borges

A rede municipal de saúde em Corumbá, a 444 km de Campo Grande, passa a fazer exame de eletroencefalograma. Conforme o jornal Diário Online, um convênio da Prefeitura e o Governo do Estado permitiu o oferecimento do serviço na cidade. O jornal explica que agora, o paciente tem acesso ao laudo em período inferior a uma semana.

“O aparelho veio para o município e está instalado no Centro de Especialidades Médicas, na rua Sete de Setembro [entre ruas Cabral e Colombo]. A marcação das consultas e dos exames é feita pela nossa Central de Regulação. Os exames são realizados no próprio Centro de Especialidades e o laudo é via internet”, explicou o secretário Municipal de Saúde, Rogério Santos Leite ao Diário Online.

Viajar até a Capital

Antes, comenta o jornal, o paciente tinha que pagar uma clínica particular ou viajar para Campo Grande. “Necessitava pagar uma clínica particular, na cidade, ou tinha de ir até Campo Grande, onde entrava na fila de atendimento, o que criava uma longa fila de espera para a realização de exame. Porque não eram todos os municípios contemplados com esse aparelho”, comentou o secretário.

O eletroencefalograma (EEG) ou eletroencefalografia é um exame que permite o estudo do registro gráfico das correntes elétricas espontâneas desenvolvidas no cérebro, através de eletrodos aplicados no couro cabeludo, na superfície encefálica ou até mesmo dentro da substância encefálica.

Comentários