MS, SP, RJ, MG e Sul do país em alerta para temporais

temporaisTodo o Brasil continua muito quente nos últimos dias de fevereiro e o mês termina em temporais que poderão ocorrer no fim de semana, mas especialmente no centro-sul do Brasil: Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro têm maior risco de temporais por causa do deslocamento de uma frente fria. Esta frente fria avança pelo litoral da Região Sul no sábado e que deve chegar ao litoral paulista durante o domingo.

Alerta para alagamentos e ventania

A população deve ficar atenta para os problemas causados por chuva forte em pouco tempo, que causa alagamentos repentinos, mas também para a ventania, queda de granizo e transbordamento de córregos e rios. Muitas rajadas de vento poderão superar os 60 km/h e algumas poderão chegar a quase 100 km/h.

Ventania

Os mapas mostram quantidade de chuva estimada para o Sul e até de 2 de março. O tom de verde forte indica que o total de chuva pode superar 100 mm acumulados nos cinco dias.

Chuva acumulada entre 27.02 e 02.03 - Reprodução Climatempo

 

Em muitas do Mato Grosso do Sul, Paraná, São Paulo, no centro-sul de Minas Gerais e no Rio de Janeiro pode chover em cinco dias pelo menos metade da média de chuva de fevereiro ou de março.

Reprodução Climatempo

Em áreas como o norte de Minas Gerais e o Espírito Santo, o sol predomina no fim de
semana e o calor será intenso. As condições para chuva devem aumentar a partir da tarde de terça-feira. (Climatempo/Terra)

Comentários

comentários