MS promove Semana de Orgânicos em cinco municípios

A abertura da Semana dos Alimentos Orgânicos (SAO) em Mato Grosso do Sul será no dia 25 de maio, a partir das 8h, na Superintendência Federal de Agricultura (SFA) do estado. A semana, que em Mato Grosso do Sul ocorrerá de 24 a 31 de maio, será realizada nas cidades de Campo Grande, Maracaju, Bandeirantes, Corumbá e Aquidauana e vai contar com palestras e atividades de campo.

Evento acontece de 24 a 31 de maio - Foto: Reprodução
Evento acontece de 24 a 31 de maio – Foto: Reprodução

Durante a semana, o Orfanato Feminino Lígia Hans terá uma horta agroecológica e pedagógica. Outras atividades, como a Prosa Orgânica e o Dia de Campo, fazem parte da programação da SAO e visam a informar a população sobre o consumo de alimentos orgânicos. Toda a programação foi elabora pela Comissão de Produção Orgânicos/MS.

Iniciativa

A Semana dos Alimentos Orgânicos é uma iniciativa da Coordenação de Agroecologia, do Departamento de Sistemas de Produção e Sustentabilidade da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo (Coagre/Depros/SDC) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O evento é organizado todos os anos para oferecer informações aos consumidores quanto aos produtos orgânicos, onde encontrá-los e como são produzidos e lança a campanha anual de alimentos orgânicos. A proposta é divulgar para a população os benefícios ambientais, sociais e nutricionais desses alimentos.

A semana conta com diversos parceiros, entre eles, a Secretaria Geral da Presidência da República, o Ministério da Pesca e Aquicultura, Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Ministério do Meio Ambiente (MMA), Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Ministério da Saúde, Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Ministério da Educação, Ministério da Fazenda e a Biodiversidade para a Alimentação e Produção (BFN).

Hoje, a área de orgânicos no Brasil é de cerca de 750 mil hectares, contando com mais de 10 mil produtores e aproximadamente 13 mil unidades de produção. A programação completa está disponível em www.agricultura.gov.br/semana-dos-organicos.

Comentários

comentários