MS pode ter chuva todos os dias, mas calor fica com até 40ºC nesta semana

O clima do verão em Mato Grosso do Sul nesta semana, será adverso entre possíveis temperaturas pouco mais baixas, com muita chuva, e o calor com os termômetros altos, que podem chegar a 40ºC. O tempo vem mudando desde a madrugada de sábado (7) em diversas regiões do Estado. Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), haverá de calor e pancadas de chuva com trovoadas por toda Campo Grande ou em pontos isolados, para esta semana. No Estado, a previsão do tempo não é diferente, com o termômetro na máxima chegando a 39ºC, nesta terça-feira (10).

A amostra da adversidade foi vista já na madrugada de sábado (8) em Três Lagoas, onde o município teve diversos problemas pelos bairros, como o Página Brazil noticiou, que o temporal deixou estragos e até ferido no município no Oeste do Estado. Na Capital, na tarde deste domingo, na região dos bairros da Moreninhas, ocorreu um forte temporal de “uma hora para outra”, causando prejuízos a moradores e em vias públicas. Contudo, logo em seguida, parecia que não havia acontecido nada pelas águas e o sol estava forte. Por outro lado, em Campo Grande, apesar da ventania de 41 a 49 km/h, principalmente na região do shopping CG, Parque dos Poderes e Carandá, não choveu e em outras regiões, até se viu céu escuro, mas não passou disso.

A previsão do tempo para esta segunda-feira  (9) no Estado é de céu parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas à tarde, especialmente no centro e norte do Estado. Mínima de 21ºC e máxima de 38ºC. Amanhã (10), o tempo fica parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas à tarde, especialmente no centro e oeste do Estado. A mínima será de 21ºC e a máxima pode chegar a 39ºC.

Na quarta-feira (11), o céu se mantém parcialmente nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas à tarde. Mínima prevista é de 22ºC e máxima de 38ºC. Na quinta-feira (12), a previsão segue com tempo parcialmente nublado, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas que devem ocorrer à tarde. Temperatura mínima será de 22ºC e a máxima poderá atingir a casa dos 38ºC.

Chuvas e estragos

Em Campo Grande, os estragos ficaram nas Moreninhas, apesar da ventania de 41 a 49 km/h, em algumas regiões, mas que não choveu. Segundo o meteorologista Natálio Abrão, os ventos tiveram consequências também em São Gabriel do Oeste –a 120 km de Campo Grande–, onde houve chuva forte, enxurradas, alagamentos e enchentes. Em pouco mais de uma hora foram 26 mm de chuva.

Os moradores do bairro Moreninha III ficaram sem energia elétrica na tarde deste domingo (8), após chuva rápida com ventos fortes que caiu na região. Por conta dos ventos, casas ficaram destelhadas, árvores caíram e derrubaram muros. Por conta das condições climáticas, pegou fogo em um poste de energia que fica na Rua Quina da Serra e os moradores da região estão sem luz. Conforme o Corpo de Bombeiros, que atendeu local, a calha de um poste de luz que fixa fiação, foi levada pelos ventos e com isso os fios de alta tensão entraram em atrito com a madeira que os separa os fios de baixa tensão, o que gerou o fogo.

Dentre diversos estragos, o pior foi na Rua Baguari, onde os moradores Maria José Espíndola, de 38 anos, e Eduardo Santos, de 41 anos, perderam tudo. Uma árvore que ficava em frente a casa caiu no imóvel e destruiu a casa.

Fotos divulgados no WhatsApp mostra homem caído e ferido

Em Três Lagoas –distante 334 km da Capital– uma pancada de chuva com raios e ventos de 51 km/h atingiu a cidade. Foram 33,8 mm de chuva, sendo 28 mm apenas em 45 minutos. A tempestade danificou árvores, placas e até uma pessoa se feriu em razão de uma descarga elétrica.

Um jovem de 21 anos foi atingido por faíscas de energia desprendidas de um raio, na avenida Clodoaldo Garcia, zona norte de Três Lagoas. A vítima foi socorrida pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e levada consciente ao Hospital Auxiliadora, com traumatismo craniano.

Termômetros na Capital

A Capital tem hoje, um céu parcialmente nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas à tarde. A temperatura mínima é de 23ºC e a máxima de 33ºC. Amanhã, a previsão é de tempo parcialmente nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas à tarde. Mínima de 23ºC e máxima de 33ºC.

Na quarta-feira (11), o céu da Capital deve ficar parcialmente nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas à tarde. Mínima prevista de 24ºC e máxima de 32ºC. Na quinta-feira (12), o tempo segue parcialmente nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas à tarde. A mínima é de 22ºC e a máxima de 32ºC.

Comentários