MS mostra desempenho satisfatório em geração de emprego, segundo Funtrab

Nádia Nicolau

O convidado para entrevista de estúdio do programa Tribuna Livre, desta terça-feira (30), foi o diretor-presidente da Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab), Enelvo Felini. Ele destacou números que demostram aumento de geração de empregos no Estado e falou, também, da importância e investimentos que o órgão oferece à população no quesito qualificação profissional.

“Passam pela Funtrab de 400 a 500 pessoas na busca por vagas”, ressaltou o diretor-presidente. Conforme o gestor do órgão, no mês de junho, Mato Grosso do Sul fechou o período com o maior índice de empregos superando, inclusive, a média nacional. “O governo troca impostos por geração de trabalhos. A estrutura logística também contribui para a geração de empregos”, disse Felini.

Números – Os dados apresentados, com base no CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho e Emprego, no Estado foram gerados 898 empregos celetistas, sendo o setor de Serviços o responsável pelo salto dos números de postos de trabalho, seguido pelo setor da Agropecuária, com 488, Comércio com 449 e Serviços Industriais de Utilidade Pública com 19.

Em relação à movimentação do Emprego Formal por Grau de Instrução, ainda no mês de junho de 2019, os registros revelam que, o número de contratações foram maior entre os que têm Ensino Médio Completo.

Serviços da Funtrab – Além da disponibilidade de vagas em diversas áreas, a Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul também é parceira do cidadão no processo do Seguro Desemprego, emite Carteira de Trabalho e, claro, oferece cursos de qualificação profissional em variados setores.

Para se atualizar profissionalmente, os interessados devem procurar o órgão para saber, em detalhes, como é o funcionamento dos cursos. O endereço da Funtrab, em Campo Grande, é Rua 13 de Maio, nº 2773, centro. Telefone: (67) 3320-1400.

Comentários