MS é abastecido com mais de 60 mil vacinas contra febre amarela

Mato Grosso do Sul tem em seu estoque mais de 60 mil vacinas contra a febre amarela. As doses estão armazenadas na Coordenadoria de Imunização, responsável pela distribuição das vacinas aos 79 municípios do Estado. O Governo abasteceu todos os municípios como método de precaução, já que a vacina não é muito procurada.

A Secretaria de Estado de Saúde recomenda para aqueles que não se vacinaram que procurem uma unidade de saúde próxima para atualizar seu cartão de vacinação, uma vez que o estado de Minas Gerais enfrenta mortes por conta da doença.

Casos em MS

O Estado registrou um caso confirmado de febre amarela em 2015, não possuindo casos ou notificações recentes da doença. Segundo o Ministério da Saúde, todos os estados estão abastecidos com a vacina e o país tem estoque suficiente para atender toda a população nas situações recomendadas.

A Organização Mundial da Saúde considera que apenas uma dose da vacina já é suficiente para a proteção por toda a vida. No entanto, como medida adicional de proteção, o Ministério da Saúde definiu a manutenção do esquema de duas doses da vacina febre amarela no Calendário Nacional, sendo uma dose aos noves meses de idade e um reforço aos quatro anos.

Comentários