Mostra no MIS exibe filmes sobre mídia e imprensa e proporciona debates com profissionais da área

Foto Divulgação
Foto Divulgação

O Museu da Imagem e do Som, em parceria com o Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso do Sul, realiza na próxima semana a Mostra Cinema e Imprensa, que exibe filmes com temáticas em que a imprensa e a mídia estão presentes, proporcionando uma oportunidade de debate e reflexão sobre o papel da imprensa na sociedade.

Todas as exibições vão ser seguidas de debates com convidados selecionados pelo Sindjor que tenham atuações profissionais nas áreas abordadas pelos filmes. Clayton Salles, jornalista, radialista e ex-presidente do Sindicato, é o curador da Mostra. Ele utilizou como critério de seleção filmes que levantassem discussões interessantes e atuais que gerem reflexões sobre imprensa e mídia. “A parceria com o sindicato proporcionou que trouxéssemos debatedores ligados a cada área de discussão que a gente levantou, como jornalismo e poder, política, sociedade, pessoas que vivem esse contexto para proporcionar debates urgentes e atuais sobre imprensa e sociedade”.

Clayton explica como surgiu a ideia da Mostra. “Este ano assisti a um filme da Mostra de Cinema Francês e depois da projeção, eu e a Marinete [Pinheiro, coordenadora do MIS] ficamos batendo um papo e daí surgiu a ideia. Eu sempre tive o sonho de fazer uma mostra assim. Era para ser em setembro por causa do dia da imprensa [10 de setembro], mas devido à agenda do sindicato, não foi possível. A Marta Ferreira [presidente do Sindjor] conversou dom a Marinete e sugerimos debates depois das exibições com pessoas ligadas ao mercado jornalístico”.

Mas a Mostra não é só direcionada a profissionais da imprensa e da mídia, mas a toda a sociedade. “Qualquer pessoa hoje para formas sua visão de sociedade utiliza referências para sedimentar suas visões de mundo e de si próprio. E as pessoas buscam isso hoje principalmente por meio da imprensa. Acredito que o papel da imprensa não é só informar, mas servir de referência para formar visões de mundo e subsidiar possíveis questionamentos. Discutir esse assunto é discutir que rumos essa grande referência está tomando hoje. É um tema importante para toda a sociedade, não só para os profissionais da imprensa, pois a sociedade sobre a influência da mídia todos os dias”.

Confira abaixo a sinopse dos filmes e os debatedores de cada dia de exibição:

Dia 17/10 – Segunda 19h
O Abutre – 2014

Direção: Dan Gilroy
Drama – 1h 57 min
Tema: As fronteiras entre a banalização da imagem e o sensacionalismo. (Ellen Genaro, TV Record, que desenvolveu estudo no Mestrado sobre o tema)
Enfrentando dificuldades para conseguir um emprego formal, o jovem Louis Bloom (Jake Gyllenhaal) decide entrar no agitado submundo do jornalismo criminal independente de Los Angeles. A fórmula é correr atrás de crimes e acidentes chocantes, registrar tudo e vender a história para veículos interessados.

Dia 18/10 – Terça 19h
Todos os Homens do Presidente

Direção: Alan Pakula – 1976
Drama – 2h 18min
Tema: Imprensa como fiscalizadora do poder público. (Lígia Sabka, TV Assembleia, trabalhou por muitos anos na TV Morena)
Em 1972, sem ter a menor noção da gravidade dos fatos, um repórter (Robert Redford) do Washington Post inicia uma investigação sobre a invasão de cinco homens na sede do Partido Democrata, que dá origem ao escândalo Watergate e que teve como consequência a queda do presidente Richard Nixon.

filme-os-homens-do-presidente

Dia 19/10 – Quarta 19h
Boa Noite Boa Sorte – 2005

Direção: George Clooney
Drama – 1h 33min
Tema: A força e a importância do âncora no diálogo com o público. (Ginez César, âncora do Bom Dia MS)
Edward R. Morrow (David Strathairn) é um âncora de TV que, em plena era do macarthismo, luta para mostrar em seu jornal os dois lados da questão. Para tanto ele revela as táticas e mentiras usadas pelo senador Joseph McCarthy em sua caça aos supostos comunistas. O senador, por sua vez, prefere intimidar Morrow ao invés de usar o direito de resposta por ele oferecido em seu jornal, iniciando um grande confronto público que trará consequências à recém-implantada TV nos Estados Unidos.

filme-boa-noite-boa-sorte

Dia 20/10 – Quinta 19h
Intrigas de Estado – 2009

Direção: Kevin McDonald
Drama – 2h 8 min
Tema: Ética, quando o pessoal e o profissional entram em conflito. (Marcos Paulo Silva, professor da UFMS, integrante da Comissão de Ética do Sindjor)
Stephen Collins (Ben Affleck) é um ambicioso congressista americano, visto por seu partido como sendo um candidato em potencial para o futuro. Quando sua assistente morre de forma trágica, Cal McAffrey (Russell Crowe), um veterano repórter, é designado para cobrir a história. Juntamente com sua parceira Della Frye (Rachel McAdams) ele passa a investigar o caso, descobrindo uma grande conspiração política.

filme-intrigas-de-estado

Dia 21/10 – Sexta 19h
Spotlight – Segredos Revelados

Direção: Thomas McCarty 2015
Filme policial/Drama – 2h 9m
Tema: Importância do jornalismo investigativo. (Celso Bejarano, jornal Midiamax, integrante da comissão de ética do Sindicato dos Jornalistas)
Baseado em uma história real, o drama mostra um grupo de jornalistas em Boston que reúne milhares de documentos capazes de provar diversos casos de abuso de crianças, causados por padres católicos. Durante anos, líderes religiosos ocultaram o caso transferindo os padres de região, ao invés de puni-los pelo caso.

filme-spotlight

Comentários

comentários