Mostra gratuita de cinema do MIS explora riqueza da cultura argentina

Mafalda, o filme(Foto: Divulgação)
Mafalda, o filme(Foto: Divulgação)

O CineMIS de setembro é dedicado ao Cinema Argentino, uma das cinematografias mais representativas do continente sul-americano e que tem se mostrado fortalecida com novas produções. Entre os dias 14 e 18 deste mês o Museu da Imagem e do Som, unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, apresenta filmes que aprofundam na rica cultura do país vizinho. As exibições são gratuitas e começam sempre às 19 horas.

Esta é a segunda Mostra de Cinema Argentino realizada pelo Museu da Imagem e do Som e reúne cinco filmes de recente produção. A curadoria é do produtor cultural e cinéfilo Pietro Luigi, que selecionou uma gama de filmes que vai da comédia ao drama, além de títulos de animação, como “Mafalda, o filme”. Na Mostra podem ser encontradas “várias Argentinas”, ou seja, várias facetas culturais de nossos hermanos.

Por meio dessas facetas, o público poderá apreciar um pouco da multiplicidade das expressões do cinema argentino, que combina roteiros baratos, bem escritos e bem interpretados, uma fórmula bem sucedida. O resultado é um dos cinemas mais prolíficos da América do Sul e que se destaca também no cenário mundial por sua produção constante e de boa qualidade.

“O cinema argentino está entre os mais premiados do mundo e tem se mostrado cada vez mais expressivo, ocupando lugar de destaque graças aos seus filmes com temas fortes, oscilando entre dramas familiares e políticos com algum romance e leves toques de humor. São atuações e direções precisas que vão tornar o público ávido em assistir, debater e compartilhar essas produções”, avalia o curador Pietro Luigi.

Confira as sinopses e a programação:

Relatos Selvagens – segunda-feira (14 de setembro) – Uma comédia de humor com seis histórias explorando o tema da vingança. Diante de uma realidade cruel e imprevisível, os personagens caminham sobre a linha tênue que separa a civilização da barbárie. Uma traição amorosa, o retorno do passado, uma tragédia ou mesmo a violência de um pequeno detalhe cotidiano são capazes de empurrar estes personagens ao inegável prazer de perder o controle. (Suspense, 120 min, 2014, Class. 14 anos, Direção: Damian Szifrón). Elenco: Rita Cortese, Ricardo Darín, Nancy Dupláa.

O Buda – Terça-feira (15 de setembro) – Um jovem vive em uma grande cidade de Argentina com uma aflição: descobrir quem ele é. Perdas, desilusões e tragédias o levam à prática espiritual, o que faz com que abandone completamente seu mundo. Decidido, ele parte em busca de seu mestre em um templo Zen nas montanhas, tendo ajuda apenas de seu irmão, um professor de filosofia, e de sua noiva. (Un Buda, Drama, 115 min, 2005, Diretor: Diego Rafecas). Elenco: Fabián Bril, Julieta Cardinali, Vera Carnevale, Iván De Pineda.

Elsa e Fred – Quarta-feira (16 de setembro) – Alfredo (Manuel Alexandre) tem 78 anos e vive sozinho desde que sua esposa faleceu, há sete meses. Bastante melancólico, ele se muda para um apartamento alugado por sua filha controlada, Cuca (Blanca Portillo). Não demora muito para que conheça sua nova vizinha, Elsa (China Zorrilla), que bate à sua porta para entregar um cheque endereçado a Cuca para consertar os estragos causados em um acidente de carro. Após ouvir uma história triste, Alfredo recusa o cheque. Os dois aos poucos se aproximam cada vez mais, inicialmente como amigos e depois como namorados. (Elsa y Fred, Drama, 108 min, 2005, Direção: Marcos Carnevale). Elenco: China Zorrilla, Manuel Alexandre, Bianca Portillo, Roberto Carnaghi.

O fundo do mar, um drama de 2003 dirigido por Damián Szifron. (Foto: Divulgação)
O fundo do mar, um drama de 2003 dirigido por Damián Szifron. (Foto: Divulgação)

O Fundo do Mar – Quinta-feira (17 de setembro) – Ezequiel chega a casa de sua namorada e encontra um sapato masculino sob a cama da mesma. Discretamente, a mão de um homem esconde o sapato e o sujeito abandona a residência sob os olhares sorrateiros de Ezequiel. Tomado de ciúmes, Ezequiel acredita que o homem está tendo um caso com sua namorada, dando início a uma contínua perseguição e a descoberta de características peculiares do sujeito. (El fondo del mar, Drama,  92 min, 2003, Direção: Damián Szifron). Elenco: Daniel Hendler, Dolores Fonzi,Gustavo Garzón, Ramiro Agüero.

Mafalda, o filme – Sexta-feira (18 de setembro) – A animação tenta não descaracterizar a construção tradicional do humor da Mafalda, apresentando uma série de gags curtinhas, mas relacionadas entre si e unificando uma única estória. Baseado nas tiras da turma da Mafalda, criação do argentino Joaquín Salvador Lavado, o Quino, o filme traça um perfil básico de todos os personagens clássicos da trupe, deixando entrever no traço a arte original das tiras. Também é conhecido pelo nome adotado na Espanha: “El Mundo de Mafalda”. (Mafalda, la película, Animação, 85 min, 1982, Direção: Carlos D. Marquez). Elenco: Vozes de: Susana Klein, Cecilia Gispert, Nelly Hering, Oscar Silva, Paqui Balaguer, Susana Sisto, María del Pilar Lebrón e Marta Olivane Haydeé Lesker.

CineMIS – Ação do Museu de Imagem e do Som da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, o projeto aborda temas diversos e abrangentes e apresenta mostras com olhares e artes tanto de Mato Grosso do Sul quanto de culturas que ultrapassam fronteiras, na segunda semana de cada mês. As exibições, gratuitas, ocorrem de 14 a 18 de setembro de 2015 (segunda a sexta-feira), às 19 horas.

O público tem a oportunidade de conhecer uma seleção de filmes clássicos ou de produção recente. Com essa agenda, o Museu da Imagem e do Som vem cumprindo sua função social de democratizar o acesso às produções audiovisuais do país e do mundo, além de promover o debate e a reflexão, no sentido de contribuir com a formação e a difusão de conhecimento e cultura no Estado.

Serviço – Todas as sessões são gratuitas, têm início às 19 horas e exibirão os filmes em idioma original e com legendas em português. As exibições acontecem de 14 a 18 de setembro de 2015 (segunda à sexta-feira) e são gratuitas.

O Museu da Imagem e do Som fica no Memorial da Cultura fica na Avenida Fernando Correa da Costa, 559, 3º andar. Para maiores informações sobre a programação do museu acesse www.mis.ms.gov.br. O e-mail do MIS é [email protected]. Telefone: (67) 3316-9178.

Fundação de Cultura de MS.

Comentários

comentários