Mostra de filmes “CineMIS Mostra Clube do CineClube” começa hoje

Foto Divulgação
Foto Divulgação
De hoje(25), até o dia 29 de maio acontece o “CineMIS Mostra Clube do CineClube”, em Campo Grande. O projeto é uma parceiria entre a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul e o Clube do Cineclube.Serão exibidos filmes com diferentes poéticas, temáticas e perspectivas sobre a contemporaneidade. As apresentações acontecem sempre a partir das 19 horas, com entrada franca, no Museu da Imagem e do Som.

O CineMIS contará com a participação de cinco cineclubes, tendo cada um deles realizado a sua própria curadoria de forma independente: Cineclube Bocacine, Cine Cênico, Transcine, Cine Muquifo e Cinema (d)e Horror. Cada um trará sua respectiva proposta cineclubista ao evento fazendo desta mostra uma atividade de reflexão e debate sobre a cultura contemporânea.

A mostra é uma oportunidade de assistir bons filmes originados a partir de diferentes vertentes do cinema regional e mundial e participar de debates com a presença de mediadores que irão conduzir reflexões acerca dos filmes apresentados.

A curadoria desse ano reúne obras regionais, nacionais e internacionais. O filme “Contra Parede” traz um olhar contemporâneo para a questão do grafite e a pichação em Campo Grande, um documentário dirigido por jovens diretores. Já os curtas-metragens “Argento” e “Subsolo” da mente são de Mariana Sena, diretora campo-grandense que tem desenvolvido um trabalho com influência surrealista.“Rosencrantz e Guildenstern estão Mortos” é do prolífico diretor Tom Stoppard, escritor e diretor de obras para Teatro, Rádio, TV e Cinema. Premiado por trabalhos nas várias linguagens, ganhou o Urso de Prata no Festival de Berlim, de Melhor Adaptação por “Shakespeare Apaixonado” (1998). Já “El Topo” é dirigido pelo chileno Alejandro Jodorowsky, diretor de teatro e cinema, ator, escritor, poeta e músico que tem sua obra pautada no surrealismo e é admirado no circuito alternativo de cinema.

O Clube do CineClube é um projeto coordenado pelo Cinema (d)e Horror juntamente ao Colegiado de Cinema e apoiado pelo Museu da Imagem e do Som de Mato Grosso do Sul que tem por objetivo realizar um diálogo entre os cineclubes do Estado a fim de promover uma organização política deste setor cultural.

Nesta segunda-feira o Cineclube Bocacine abrirá as atividades do evento exibindo o filme “Contra Parede”. Após a exibição acontecerá um debate com a mediação dos diretores Gustavo Arakaki, João Marcelo Sanches e Thaís Pimenta. Na terça-feira o Cine Cênico trará o filme “Rosencrantz e Guildenstern estão Mortos”, de Tom Stoppard. Já o debate será conduzido pelos professores da UEMS Marcus Villa Góis, Cátia Codorniz e Fernandes de Souza.

Na quarta-feira o Cine Clube Cine Transcine exibirá os filmes “Argento” e “Subsolo da Mente”, com debate da sessão mediado pela cineasta Mariana Sena. Na quinta-feira será o dia do Cine Muquifo exibir “El topo”, de Alejandro Jodorowsky. Os cineclubistas Pietro Luigi e Tayran Seixas conduzirão o debate. Para encerrar a semana, o Cinema (d)e Horror exibirá o filme “Estômago”, de Marcos Jorge. Marcos Roney, acadêmico de Artes Visuais (UFMS), mediará o debate.

Confira a programação dos filmes:

25 de maio (segunda-feira) – “Contra Parede” (Dir. Gustavo Arakaki, João Marcelo Sanches e Thaís Pimenta. Documentário, 51min, 2015). Debatedores: Os diretores.
26 de maio (terça-feira) “Rosencrantz e Guildenstern estão Mortos” (Dir. Tom Stoppard. Drama, 112min, 1991). Debatedor: Marcus Villa Góes.
27 de maio (quarta-feira) – “Argento” (Dir. Mariana Sena, Ficção, 12min, 2014) e “Subsolo da Mente” (Dir. Mariana Sena, Experimental, 5min, 2009). Debatedora: A diretora.
28 de maio (quinta-feira) “El topo” (Dir. Alejandro Jodorowsky, Ficção, 125min, 1970). Debatedores: Pietro Luigi e Tayran Seixas.
29 de maio (sexta-feira) – “Estômago” (Dir. Marcos Jorge, Drama, 112min, 2007). Debatedores: acadêmicos de arte visuais.

Serviço – O Museu da Imagem e do Som fica no Memorial da Cultura, na Avenida Fernando Correa da Costa, 559, 3º andar.Para maiores informações sobre a programação MIS acesse www.misms.com.br. O e-mail é [email protected] Telefone: (67) 3316-9178.

Comentários

comentários