Morre na Capital, Silvio Nucci que foi vereador e secretário estadual de Cultura

Lúcio Borges

O ex-vereador e ex-secretário estadual de Cultura, atualmente somente empresário Silvio Nucci, faleceu agora pouco em Campo Grande. Ele que era dono de um dos maiores, mais antigos e tradicional bar cultural da Capital, segundo informações, estava em tratamento contra um câncer, chegando ao fim da luta nesta quinta-feira (6), ainda com pouca idade, falecendo aos 59 anos. Ele foi um dos idealizadores de diversos eventos e ações que ainda se sustentam ou se tornaram tradicional na área cultural e esportiva de Mato Grosso do Sul, como os Festivais FAS (Festival América do Sul) e FestinBonito, bem como na abertura de grandes Museus e Parques/centros Culturais da Capital.

Nucci foi um ativo militante sócio-politico de Mato Grosso do Sul, sendo ex parlamentar e dirigente do PT (Partido dos Trabalhadores). Natural de São Carlos (SP), veio para o Estado em 1979, filiado ao PT desde 1980, foi presidente municipal do partido, vereador em 1997-2002, quando se licenciou para ser secretário de Cultura do governo do Estado. Ele atuou, durante o segundo mandato de José Orcirio Miranda dos Santos, o Zeca do PT, hoje deputado federal. Na parte privada da vida, Silvio Nucci também era proprietário de um dos bares mais antigos de Campo Grande, o Park’s Burguer e recentemente abriu o restaurante Navarros.

O amigo e companheiro de partido, o ex-vereador Alex do PT lembra que “Nucci teve um desempenho exemplar, quando esteve compondo a bancada do PT na Câmara, como vereador eleito pelo partido e na luta e ações concretas pela Cultura e eventos para MS”, disse. Alex exalta que o então político com mandato, parlamentar ou Executivo, foi importante articulador de políticas e recursos cultural-esportivo-lazer para MS, em especial a Campo Grande.

“Nucci lutou e viabilizou o FAC (Fundo de Apoio à Cultura), no âmbito do Estado, sendo ainda decisivo na viabilização de projetos nos setores da cultura e esportes, como o Museu da Cultura Indígena, a Concha Acústica, ambos no Parque das Nações Indígenas, bem como o Memorial da Cultura (localizado no prédio do antigo Fórum, no centro da Capital). Ou ainda responsável pelos complexos poli-esportivos, como o Parque Jacques da Luz, nas Moreninhas, como também do hoje, tradicional e um dos mais importantes eventos do Estado, com o Festival América do Sul. O FAS, foi criado durante a gestão de Silvio Nucci, quando esteve à frente da Cultura do MS”, apontou Alex.

Velório

Os amigos poderão se despedir de Nucci a partir das 18 horas de hoje, quando inicia o velório, no cemitério Parque das Primaveras. O sepultamento será as 11 horas, desta sexta-feira (7).

Nota Pesar PT de CG

O atual presidente municipal da legenda em Campo Grande, Agamenon do Prado, divulgou uma nota de pesar em nome do partido “pelo falecimento do companheiro Silvio Di Nucci”. O texto, que chegou bem após nossa matéria acima, foi acrescentado ao texto por volta das 16 horas, onde descreve o que já relatamos, mas acrescenta outros dados da trajetória ou conquista de Nucci.

“Mato Grosso do Sul perdeu hoje um grande homem, o companheiro Silvio Di Nucci. Um dos fundadores do nosso partido, que ajudou a construir o Partido dos Trabalhadores em Campo Grande e em todo o Estado. Filiado desde a década de 80, Silvio foi nosso presidente municipal do PT e vereador eleito na Capital…

… Referência no fomento da cultura sul-mato-grossense, Silvio revolucionou a área, ajudando a promover os Festivais de Inverno de Bonito, Festival América do Sul, as Temporadas Populares, o Fundo de Investimento a Cultura (FIC) e tantas outras ações que serão inesquecíveis…

… Cordial e de humor ímpar, Silvio Nucci, um guerreiro, sempre esteve do nosso lado, do lado do povo, do lado do PT. Ele sempre será o militante das boas lutas e das boas causas. O seu legado será sempre uma referência para todo nós companheiros, amigos, familiares e admiradores….

Neste momento de dor, nós, transmitimos à família os nossos mais sinceros sentimentos de pesar. Este grande sul-mato-grossende de coração, viverá sempre em nossos corações.
Silvio Di Nucci, presente! “, diz a nota.

 

 

 

Comentários