Morre aos 80 anos o poeta e historiador Nico Fagundes

Cantor, compositor e apresentador morreu aos 80 anos, em Porto Alegre.
Cerimônia deve ser aberta ao público a partir das 9h desta quinta (25).

O corpo de Nico Fagundes será velado na manhã desta quinta-feira (25) no Palácio Piratini, segundo a família. O folclorista, cantor, compositor e apresentador morreu na noite de quarta (24), aos 80 anos, em Porto Alegre. O sepultamento está marcado para as 18h, no Cemitério João XXIII, também na capital.

Nico Fagundes morreu aos 80 anos, em Porto Alegre (Foto: Divulgação/RBS TV)
Nico Fagundes morreu aos 80 anos, em Porto Alegre (Foto: Divulgação/RBS TV)
Nico estava internado há mais de um mês no Hospital Hospital Ernesto Dornelles. Segundo a assessoria do hospital, o óbito foi constatado às 21h10. As causas da morte não foram divulgadas a pedido da família.

O sobrinho Ernesto Fagundes diz que o governador José Ivo Sartori ofereceu a sede do governo do Estado para o velório em reconhecimento a importância dele para a cultura gaúcha. A cerimônia deve ser aberta ao público por volta das 9h. A família ainda estuda se fará alguma homenagem.

“Tio Nico tinha feito um pedido para que o pai [Bagre Fagundes, irmão de Nico] tocasse com a gaitinha dele o ‘Canto Alegretense’ ou ‘Origens’. O pai está meio receoso, pois tem medo de se emocionar. Não sabemos ainda. Ele pediu pra ser velado de branco, lenço branco dos Fagundes, e pilchado”, contou Ernesto.

O governador Sartori divulgou uma nota de pesar pela morte de Nico Fagundes. “O Rio Grande do Sul perde Nico Fagundes, um grande amigo, que muito contribuiu para a cultura gaúcha e com a preservação das tradições. Nico parte, mas seu legado permanece para a presente e as futuras gerações. Nossos sentimentos aos familiares”, diz o texto.

Antonio Augusto Fagundes nasceu em 4 de novembro de 1934, em Inhanduí, interior de Alegrete. Ele deixa a mulher, Ana Lúcia Piagetti Fagundes, com quem se casou em 2011, e seis filhos, cinco do primeiro casamento e um do segundo.

G1

Comentários

comentários