Moradores de São Gabriel fisgam jaú de quase 1,5 metro no rio Coxim

Sérgio Antônio Cé, de 46 anos, mais conhecido como “Saldanha” e o seu pai Angelino Cé, de 67 anos, ambos moradores de São Gabriel do Oeste, fisgaram um jaú de 62 kg que mediu 1,46 cm, por volta de 22 horas, desta quinta-feira (2), nas águas do rio Coxim, no município de Coxim.

05umemeio

Sérgio contou que estava num barco na companhia de seu pai e do pescador profissional Célio Branco, de 57 anos, quando fisgou o peixe utilizando como isca minhoca, anzol /7 e uma carretilha com linha 070.

Bastante emocionado, Sérgio relatou que demorou aproximadamente 40 minutos para retirar o peixe da água e teve que contar com a ajuda de seu pai e do pescador. Além disso, disse que é a primeira vez que vem pescar em Coxim e já acabou sendo surpreendido por este belo exemplar.

O pescador Célio explicou que trabalha com pesca nos rio da região há 32 anos, mas nunca havia visto fisgar um peixe desse tamanho.

Jaú – O jaú é um peixe de grande porte, podendo alcançar até 1,5 metros de comprimento total e 120 kg. O corpo é grosso e curto; a cabeça grande e achatada. A coloração varia do pardo-esverdeado-claro a pardo-esverdeado-escuro, com manchas, no dorso, mas o ventre é branco. O indivíduo jovem, chamado jaupoca, apresenta pintas violáceas espalhadas pelo dorso amarelado.

É uma espécie piscívora. Vive no canal do rio, principalmente nos poços das cachoeiras, para onde vai no período de água baixa acompanhando os cardumes de Characidae (especialmente curimbatá) que migram rio acima.

Com Informações Coxim Agora

Comentários

comentários