MIS exibe filmes em homenagem ao Dia da Consciência Negra

Foto Divulgação
Foto Divulgação

Na semana do dia 20 de novembro, data em que se comemora no Brasil o Dia da Consciência Negra, a Fundação de Cultura, por meio da Gerência de Patrimônio Histórico e Cultural, realiza programação com exposição de livros, exibição de curtas e palestra.

Veja abaixo a sinopse dos filmes que serão exibidos hoje (19) no MIS a partir das 19h- “Tia Eva” e “Renascimento Africano”.

O primeiro filme “Tia Eva” (2013) tem direção de  Ana Carla Pimenta e Vânia Lucia, e traz um  retrato da Tia Eva ex-escrava que chegou em Campo Grande em 1905, época da formação da cidade, na visão de seus descendentes que lutam para manter viva as origens e as tradições de uma comunidade quilombola. O segundo filme de Zózimo Bulbul  “Renascimento Africano” (2010) é o testemunho de uma África liberta, renovada e vigorosa pelo olhar do brasileiro Zózimo Bulbul, em colaboração com o senegalês Mansour Sora Wade. Através dos depoimentos de líderes políticos, religiosos, intelectuais, artesãos e pescadores, o filme discute os rumos de uma nova África, seus impactos sobre a política, a economia e a cultura mundiais, tomando como ponto de partida o entendimento do continente como berço da humanidade e a diáspora africana como um sexto continente. O filme tem como mote o grande símbolo do momento no continente: o portentoso monumento que lhe empresta o título, com 54m de altura (um para cada país da África), inaugurado pelo governo do Senegal durante as comemorações do cinquentenário de independência dos países do Oeste africano, em abril deste ano. Classificação: livre.

Fundação de Cultura de MS.

Comentários

comentários