Ministro escolhe pedagoga como reitora interina da UFGD

O ministro da Educação Abraham Weintraub designou para reitoria da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), a pedagoga Mirlene Ferreira Macedo Damázio.

A determinação foi divulgada no Diário Oficial da União desta terça-feira (11), na página 27 da sessão 2. Weintraub designou Mirlene para exercer o cargo de “reitor por tempore”, ou seja, em caráter temporário.

Mirlene em vídeo onde explica sobre inclusão. – Crédito: Reprodução/Facebook

A ocupação do cargo gerou vários impasses entre o MEC e a UFGD. No início do ano três chapas disputaram a consulta prévia sob o compromisso de desistência das derrotadas na hora de encaminhar a lista tríplice ao ministério.

No caso, Etienne Biasotto, eleito pela maioria da comunidade acadêmica, ingressou na lista ao MEC com outros dois nomes que não teriam de fato a intenção de concorrer pelo cargo.

Na visão do Ministério Público Federal, a medida a conduta dos professores foi antiética e desrespeitou o princípio da representatividade de uma consulta prévia, ao incluírem nomes que não expressam a vontade e a escolha da comunidade acadêmica.

Após a divulgação do acordo entre os candidatos oficiais, sob pressão de representantes sindicais, a Justiça determinou a anulação da lista tríplice. Em 25 de maio uma liminar cassou o cancelamento da lista e as indicações voltaram a valer. Porém, no dia 1° de junho, o TRF-3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região) voltou a rebater a lista e o processo voltou a ser interrompido.

SOBRE MIRLENE

Mirlene Ferreira Macedo Damázio é pedagoga, mestranda em educação e educação para a diversidade humana e doutora em educação. Atualmente é coordenadora do Núcleo Multidisciplinar para Inclusão e Acessibilidade da Reitoria/UFGD.

 

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu cometário!
Por favor, insira seu nome aqui