Microsoft e Nasa testarão uso de realidade virtual por astronautas

Astronautas da Estação Espacial Internacional usarão o HoloLens, óculos de realidade aumentada e realidade virtual da Microsoft. A Nasa e a companhia anunciaram na quinta-feira (25) que duas unidades do aparelho serão enviadas ao espaço neste domingo (28).

Duas unidades do aparelho serão enviadas ao espaço neste domingo - Foto: Nasa
Duas unidades do aparelho serão enviadas ao espaço neste domingo – Foto: Nasa

O HoloLens será utilizado de duas maneiras pelos astronautas. Em um deles, uma janela holográfica do Skype aparecerá no campo de visão, permitindo a comunicação entre o astronauta e técnicos na Terra durante tarefas complexas.

O segundo modo combinará imagens holográficas com objetos reais com os quais os astronautas estiverem interagindo. A Nasa acredita que o aparelho reduzirá o tempo de treinamento na realização de diferentes processos.

Para garantir que não terá problemas de funcionamento, o HoloLens já foi testado na Terra para situações de gravidade zero.

Essa não é a primeira parceria entre Nasa e Microsoft para a utilização do HoloLens. Em janeiro, durante o anúncios dos óculos, foi demonstrado um projeto que usava as imagens do robô Curiosity para criar um ambiente virtual de Marte, que permitia pesquisadores na Terra explorar o planeta vermelho.

Folha.com

Comentários

comentários