Meio ambiente em pauta: Na Capital, haverá fórum de discussão, distribuição de mudas e Dia da Limpeza

Nádia Nicolau (com assessoria)

O secretário municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana, Luís Eduardo Costa, à frente da Semadur, falou ao Tribuna Livre sobre os eventos alusivos à preservação do meio ambiente. Uma das atividades será o 1º Fórum de Arborização MS para Cidades Sustentáveis, nos dias 19 e 20 de setembro, no Centro de Educação Ambiental Leonor Reginato Santini – CEA Polonês.

Conforme o secretário, o evento pretende reunir os saberes e interesses entre o meio científico/acadêmico, as entidades/organizações profissionais e os gestores públicos, que irão pautar os principais desafios da presença das árvores nos ambientes urbanos no Estado e debater problemas e soluções, colhendo a contribuição da ciência e da prática, bem como as experiências – exitosas ou não – dos programas e ações voltados à arborização.

Dia da Limpeza

Ainda no assunto preservação, pelo segundo ano consecutivo, a Prefeitura de Campo Grande adere o Dia Mundial da Limpeza. A ideia de limpar coletivamente um país vem de fora, começou especificamente, na Estônia, em 2008, quando 50 mil pessoas se reuniram para limpar o país inteiro em apenas cinco horas. O sucesso da limpeza da Estônia se espalhou pelo mundo e agora são mais de 158 países que organizam limpezas baseadas no mesmo modelo.

Em Campo Grande, no ano passado, o Dia Mundial da Limpeza contou com a mobilização de 400 pessoas no Centro de Educação Ambiental- CEA Imbirussu, onde foram recolhidas mais de 2 toneladas de lixo em apenas uma hora.  Neste ano, a ação será realizada no dia 21 de setembro, no Centro de Educação Ambiental Anhanduí, no período da manhã.

O objetivo é reunir 800 pessoas com um propósito único de deixar a cidade de Campo Grande um pouco mais limpa e chamar atenção da sociedade para o problema do descarte irregular do lixo no meio ambiente.

Distribuição de mudas frutíferas

Neste ano a Prefeitura de Campo Grande celebrará o Dia da Árvore com ações voltadas no sentido de incentivar o plantio e debater os principais desafios na manutenção e presença das árvores no ambiente urbano objetivando a conscientização ambiental do cidadão em relação aos benefícios oferecidos pela arborização urbana.

Ao longo da programação em alusão ao Dia da Árvore a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Gestão Urbana (Semadur), distribuirá mudas de espécies frutíferas, como forma de incentivo ao plantio nos quintais dos imóveis para auxiliar na permeabilidade do solo, além da valorização dessas espécies e do fornecimento das frutas para o consumo.

Foto: Divulgação.

As mudas que serão doadas foram produzidas no Viveiro Municipal Flora do Cerrado, administrado pela Semadur, sendo mudas de pitanga, acerola, goiaba, jabuticaba, amora, romã e nêspera.

Comentários