Médicos implantam em criança de 10 anos mandíbula criada em impressora 3D

Foto: Arquivo / EFE

Sala de cirúrgia. Foto: Arquivo EFE

A criança foi examinada três meses depois da intervenção e não apresentou complicações ou efeitos colaterais.

Um equipe médica implantou uma mandíbula inferior criada em uma impressora 3D em um menino de 10 anos, na cidade de Jinan, na China, segundo informou nesta quarta-feira o jornal oficial “Diário do Povo”, na primeira cirurgia deste tipo realizada no mundo em um menor de idade.

A intervenção aconteceu no mês de janeiro, no Hospital da Universidade de Shandong, embora os resultados não tenham sido divulgados até agora, quando a criança foi examinada três meses depois e não apresentou complicações ou efeitos colaterais.

A operação durou três horas e nela foi implantada no paciente uma mandíbula construída com liga de titânio.

O equipe médica foi liderada pelo cirurgião Lai Qingguo, que acompanhou com atenção o desenvolvimento de próteses com impressoras digitais no mundo todo.

A criança submetida à operação, cujo nome não foi divulgado, foi diagnosticada há um ano com ameloblastoma, um tipo raro de tumor que costuma se desenvolver ao redor dos dentes e pode afetar tanto a mandíbula inferior como a superior.

Depois que o tumor foi removido, o paciente sofreu uma fratura mandibular que causou uma deformação facial, também dificultando sua alimentação, destacou o jornal.

Os médicos determinaram que uma reconstrução facial tradicional era muito arriscada por conta da pouca idade do menino, por isso optaram pela nova tecnologia em 3D.

Comentários