Mato Grosso do Sul sob efeito de nova onda de calor

Uma forte onda de calor segue predominando sobre toda região centro oeste do País. Em Mato Grosso do Sul, os termômetros podem ficar entre os 40°C e 43°C neste final de semana, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Com as altas temperaturas, e a ausência de chuvas, a umidade do ar despenca, podendo chegar aos 15% tanto no sábado, quanto no domingo. Diante das condições meteorológicas não favoráveis, a Defesa Civil alerta para cuidados essenciais com a saúde, principalmente de crianças e idosos: Aumentar a ingestão de líquidos; fazer refeições leves e mais frequentes; evitar exposição ao sol entre 10h e 16h; usar protetor solar; evitar banhos quentes; usar hidratante corporal; e usar umidificador de ambientes.

Sobre a possibilidade de chuvas, Franciane Rodrigues, coordenadora do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec) adianta: não há possibilidade de chuva, e a umidade do ar segue em estado de alerta para todo Estado. As condições previstas são de tempo firme, umidade relativa do ar baixa, e sem expectativa de chuva até dia 24 de setembro. A boa notícia é que conforme dados preliminares do modelo internacional de previsão numérica de tempo, é de que uma chuva boa, ocorra entre 25 e 27 de setembro em Mato Grosso do Sul.

Para este sábado (14.09), a previsão é de tempo parcialmente nublado a claro com névoa seca e baixa umidade do ar. Temperaturas oscilam entre 17°C e 40°C, e a umidade do ar entre 75% e 15%. Para a Capital, o dia já começa com temperatura de 23°C, e pode chegar aos 38°C. Os índices de umidade ficam em 60% e 20%. Os ventos devem ser de fraco a moderado.

Comentários