Lula desembarca nesta quarta-feira em MS e visita assentamento Itamarati

Com a presença de diversas autoridades, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) realiza nesta quarta-feira (24) no Mato Grosso do Sul o Ato Nacional em Defesa da Democracia e da Reforma Agrária, recebendo o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva.

Lula vem a MS amanhã
Lula vem a MS amanhã

O encontro ocorre no assentamento Itamarati, território onde vivem mais de 17 mil pessoas.

O complexo formado por três assentamentos, criados a partir de 2003, fica localizado próximo à cidade fronteiriça de Ponta Porã.

Após um almoço fechado com autoridades, militantes e caciques indígenas, o ex-presidente participa de um ato público no núcleo urbano do distrito Itamarati. A celebração com simbologia Sem Terra se inicia a partir das 14h30.

O Assentamento Itamarati foi criado a partir da luta dos trabalhadores em articulação com o governo do ex-presidente Lula. Abriga cinco escolas públicas que atendem mais de 3100 estudantes filhos e filhas de assentados. A área de 57 mil hectares já chegou à posição de maior produtor de soja do país entre as décadas de 70 e 80.

Hoje, com diversos lotes de usufruto coletivo da terra, é referência na região para produção de alimentos saudáveis, tais como grãos, tubérculos, hortaliças, piscicultura, gado de corte e leiteiro e outros, que são comercializados localmente ou através de programas institucionais, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE).

Comentários

comentários