Lobo-guará é flagrado ‘passeando’ pelo Centro da cidade

Um lobo-guará, o maior canídeo da América do Sul, foi capturado pela Polícia Militar Ambiental e pela Polícia Militar, na madrugada desta sexta-feira (24), por volta da 01 hora, na rua Minas Gerais, região central de São Gabriel do Oeste.

Foto: Divulgação PMA
Foto: Divulgação PMA

Segundo a PMA, o animal é adulto, pesa entre 20 a 30 quilos, e está na lista de animais em extinção.

A captura ocorreu após moradores da região próxima a Agenfa, ouvirem barulhos e acionarem a Polícia Militar, que ao chegar ao local constatou ser um lobo-guará, que estava acuado. Os policiais militares acionaram a PMA que realizou a captura.

Como o animal não aparentava nenhuma lesão, foi solto nesta sexta-feira numa fazenda distante cerca de 60 quilômetros do perímetro urbano de São Gabriel do Oeste, onde os policiais militares ambientais, já teriam visto outros animais da mesma espécie.

Motivos de estar na área urbana

Segundo o comandante da PMA de São Gabriel do Oeste, subtenente Elismar Alves dos Santos, os motivos para o lobo-guará ter entrado no perímetro urbano são variados, um deles é a procura de alimento, devido a redução de seu habitat natural, ou ter sido acuado por cachorros próximo a córregos no entorno da cidade ou ainda, ter sido atraído por uma cadela por ser da mesma família dos canídeos.

Orientação

O subtenente Elismar orienta a população a não tentar capturar um animal selvagem, quando encontrar um, para evitar ser mordido e assim contrair alguma doença. A pessoa deve acionar a Polícia Militar Ambiental (PMA), através do 3295.3094.

Com Informações Idest

Comentários

comentários