Libertadores de 2017 já tem 28 clubes garantidos: faltam 16 vagas

Palmeiras, Flamengo, Santos e Atlético-MG são os brasileiros já classificados. Chapecoense deve ser confirmada com o título da Copa Sul-Americana: confira quem já está no torneio

A Copa Libertadores de 2017 já tem 28 clubes com suas vagas garantidas – restam 16 a serem preenchidas. Palmeiras, campeão brasileiro, Santos, Flamengo e Atlético-MG são as equipes do Brasil que estão classificadas. A final da Copa do Brasil, na próxima quarta, irá definir se o Grêmio entra no grupo ou se o sétimo colocado do Brasileirão terá um lugar na principal competição sul-americana – os gaúchos levam ampla vantagem para a decisão após vitória por 3 a 1 no jogo de ida, em Minas. Quinto e sexto lugares no Brasileirão, hoje, são ocupados por Atlético-PR e Botafogo, que estariam na Copa. O Corinthians, em sétimo, ainda briga por uma das sete vagas. A Chapecoense só espera ser oficializada como campeã da Copa Sul-Americana para ter um lugar já na fase de grupos da Libertadores.

Palmeiras, campeão brasileiro, vai para a fase de grupos  (Foto: Marcello Zambrana/AGIF/Lancepress!)
Palmeiras, campeão brasileiro, vai para a fase de grupos (Foto: Marcello Zambrana/AGIF/Lancepress!)

Lanús, San Lorenzo, Estudiantes, Godoy Cruz e Atlético Tucumán já estão garantidos pela Argentina: apenas o último terá de disputar a fase preliminar, em mata-mata. Rosario Central e River Plate são os finalistas da Copa Argentina de 2016: o campeão também irá para a primeira fase da Libertadores.

A Conmebol inchou a competição do ano que vem. Serão 44 clubes, sendo que 28 entram direto na fase de grupos. Os outros 16 disputarão duas fases eliminatórias, em ida e volta, para a definição de quatro classificados. O sorteio dos jogos e dos grupos serão realizado ainda neste mês.

A divisão das vagas está feita da seguinte forma: Brasil (sete), Argentina (seis), Colômbia (quatro), Chile (quatro), Bolívia (três), Paraguai (três), Equador (três), Peru (três), Uruguai (três) e Venezuela (três). Atlético Nacional (COL), campeão da Libertadores de 2016, e Chapecoense, que será campeã da Copa Sul-Americana deste ano, também têm vagas asseguradas. As três vagas que seriam do México, que está fora do torneio, ainda não foram realocadas pela Conmebol. Elas devem ser distribuídas para os países com menos vagas. (Lancepress)

Comentários