Lançamento do Fórum de C,T&I de Mato Grosso do Sul acontece dia 30 de julho

forumctiA abertura do Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso do Sul, promovido pelo Governo do Estado, será realizada no dia 30 de julho, no auditório do CREA-MS, entre as 9h e 12h, com a presença do Governador do Estado, Reinaldo Azambuja, e o Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Aldo Rebelo.

Para o Superintendente de CT&I, Renato Roscoe, o Estado de Mato Grosso do Sul vive um cenário de planejamento e definição de prioridades estratégicas. Há o entendimento de que o empreendedorismo e a inovação são insumos essenciais para o desenvolvimento sustentável do Estado, alicerçados às estruturas de ciência e tecnologia das instituições de ensino e pesquisa. No Fórum será apresentada a criação de Câmaras Temáticas para discussão de temas e programas de interesse do Estado, tais como: Marco Legal de CT&I em Mato Grosso do Sul, Ambientes de Inovação, Estado Digital Inteligente, Economia Criativa, Intensificação da Produção em Pastagens Degradadas, Cadeias Produtivas, Bioeconomia, Biodiversidade, Bioenergia e Ciência e Tecnologia na Educação, além de ações para promover a criação e o fortalecimento dos programas de pós-graduação stricto sensu.

Segundo o Diretor-Presidente da FUNDECT, Marcelo Turine, um grande sonho será realizado, um espaço de discussão entre a academia, o setor produtivo e o governo na proposição de programas e ações estratégicas de CT&I. “A implantação do Fórum é um avanço para a criação de uma Política de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação. Precisamos criar mecanismos inovadores de avaliação e monitoramento levando em consideração os impactos sociais e econômicos dos investimentos públicos em CT&I, além de inovar quanto aos mecanismos de atração de pesquisadores para os projetos de CT&I do Estado, em contraposição ao sistema nacional que privilegia papers e não inovações”.

Programação

A programação conta com a posse dos 26 membros do Fórum, na sequência ocorre a palestra “Ciência, Tecnologia e Inovação em Mato Grosso do Sul”, com o secretário da SECTEI, Athayde Nery. Em seguida, o secretário de Gestão Estratégica e Secretário Executivo do Fórum, Eduardo Riedel, explica os objetivos estratégicos do Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado, propondo a criação de Câmaras Temáticas.

Estão programadas também a palestra com o Ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, e a fala do governador do Estado, Reinaldo Azambuja, além da assinatura de contratação de projetos de pesquisa e inovação dos programas PPP, PRONEM, PRONEX e TECNOVA – parceria FUNDECT, CNPq e FINEP.

Fundect

Comentários

comentários