Juventude católica promove “Happy Holi cristão” na Jornada Diocesana neste domingo

A ideia da Pastoral Juvenil da Arquidiocese é unir jovens de todos os lugares e movimentos nas mesmas alegrias e cores

A exemplo do tradicional Happy Holi, os jovens cristãos da capital e região poderão vivenciar a Festa das Cores, durante a Jornada Diocesana da Juventude (JDJ), no Santuário Nossa Senhora da Abadia, no próximo domingo (15).

O evento é organizado pela Pastoral Juvenil da Arquidiocese de Campo Grande e busca promover a formação, união e alegria de todos os participantes. O responsável pela celebração, padre Linniker Matheus ressalta que a comemoração colorida nasceu com para incentivar o sentimento de unidade.

Foto: Divulgação.

“O festival das cores é uma comemoração de origem indiana na qual se celebrava a chegada da primavera. A ideia é de que pelo menos uma vez por ano todas as castas estivessem no mesmo nível. Todo mundo colorido.  A nossa ideia é que não importa de que grupo você é, ou movimento que pertence. Todo mundo é a mesma Igreja formando esse bonito jeito alegre de ser que a gente precisa construir”.

A festa faz parte da JDJ que possui dez horas de agenda com ações e atividades voltadas ao público juvenil. Desde  às 8h, o Santuário, localizado nos altos da avenida Afonso Pena, receberá os jovens para formação, orientação vocacional e religiosa, palestras e atrações católicas. “É a tentativa de oferecer para os nossos jovens o que é vivido a cada dois anos com o papa na Jornada Mundial da Juventude. Vamos viver a alegria de ser jovem. É um dia inteiro para viver aquilo que a igreja sonha da juventude”.

Com tantas atividades unindo festa e espiritualidade, é importante pensar na roupa certa para o evento. O branco é a cor protagonista para que todos fiquem coloridos durante a celebração. Linniker Matheus destaca que o vestuário deve também ser pensado para o calor. “Quando você chega no evento, vai receber junto com a pulseirinha de entrada um saquinho de pó colorido. O ideal é ir bem casual. Roupas leves, com seu boné e de preferência com roupa branca porque na explosão das cores vai deixar tudo mais interessante”.

Além da festa e das formações religiosas, os participantes da Jornada Diocesana da Juventude também vão curtir atrações católicas de fama nacional. Para comandar a celebração colorida, o DJ cristão, Roony Moura vem do Recife. O pregador Alci Filho, conhecido pela maioria dos campistas, conduzirá um momento de forte espiritualidade. Faz parte ainda da lista de apresentações a Comunidade Católica Colo de Deus, além de músicos locais da Arquidiocese. “Esse dia vai ser um dia de muita festa em Campo Grande. Por isso vão estar conosco as principais lideranças jovens que nós temos. Pregadores, aquelas referências que temos, vão estar conduzindo momentos de catequese e tudo mais”, ressalta Linniker.

Tanto os jovens de idade, como aqueles de espírito são bem-vindos na JDJ. A ideia da Pastoral Juvenil é criar um ambiente familiar para que todos possam aproveitar à sua maneira. No entanto, é necessário ter um cuidado acerca da logística na chegada e permanência no evento, como ressalta o padre. “A nossa recomendação é para que os menores de idade venham acompanhados, ou em um grupo jovem com responsáveis. As crianças podem e devem participar, desde que venham com seus pais”.

A Jornada Diocesana da Juventude acontece no próximo domingo (15), das 8h às 18h, no Santuário Nossa Senhora da Abadia, localizado na avenida Afonso Pena em frente à Cidade do Natal. A entrada tem um valor simbólico de R$10 para colaboração na organização e manutenção do evento. Haverá praça de alimentação e está liberada a entrada de água e tereré.

Foto: Divulgação.

Outras informações podem ser obtidas nas redes sociais da pastoral juvenil.

*Com informações da organização do evento.

Comentários