Jovem encontra granada em terreno baldio e polícia local aciona Bope

Uma granada encontrada nos fundos de uma casa surpreendeu os moradores do Bairro São Francisco em Aquidauana, distante 135 quilômetros de Campo Grande.

O caso aconteceu no fim da tarde desta sexta-feira (09). O Batalhão de Operações Policiais Especiais de Campo Grande foi acionado pelo 7º Batalhão de Polícia Militar do município.

BOPE em trabalho conjunto com o 7º BPM de Aquidauana Foto: Divulgação Valquíria Alves
BOPE em trabalho conjunto com o 7º BPM de Aquidauana Foto: Divulgação Valquíria Alves

Urbano Cabral Leite de 24 anos, contou à reportagem do Site O Pantaneiro que estava limpando o quintal do vizinho quando com a enxada bateu em algo que parecia ser metal, desenterrou e viu que se tratava de uma granada. Ele imediatamente acionou a Polícia Militar.

“Eu já servi o Exército. Mesmo muito enferrujada e danificada eu consegui identificar que era uma granada. Participei de treinamentos sobre esse tipo de artefatos. Então o melhor a fazer foi chamar a polícia”, disse o jovem.

O BOPE enviou o esquadrão antibombas que isolou o local e desativou a granada. A ação transcorreu normalmente e sem trazer prejuízos.

O dono do terreno, Francisco Assis Pereira de 41 anos, conhecido na região como ‘tio Dihá’, disse que nunca encontrou nada do tipo em seu quintal. Ele que tem uma lanchonete na rua e espera que não tenha mais nenhuma outra granada no local.

A vizinha Valquíria Alves de 32 anos, até brincou sobre a situação. “Se achou uma, pode ter mais por ali”, disse em tom de brincadeira para tio Dihá.

Valquíria também citou que o achado pode ser da época em que Aquidauana foi palco da Guerra do Paraguai. “Certeza que isso é resquício das batalhas”, disse.

A assessoria de imprensa do 7º BPM informou que, apesar do 9º Batalhão de Engenharia e Combate Carlos Camisão ter um grupo de levantamento e destruição de engenhos falhados, existe uma portaria interna que determina acionar o BOPE.

A movimentação na Rua Souza Alves gerou curiosidade por parte dos moradores que registraram a ação em fotos e vídeos.

Moradores registraram toda a ação dos policiaisA ação gerou curiosidade por parte dos moradoresGrupo especial foi acionado pela Polícia Militar de AquidauanaBOPE enviou esquadrão antibombasGranada encontrada no terrenoValquíria, Tio Dihá e Urbano que encontrou o artefato

 

Comentários

comentários