John Morris, editor de célebres fotos do século 20, morre aos 100 anos

Morreu aos 100 anos, nesta sexta-feira (28), em Paris, o editor de fotos americano John Morris, responsável pela publicação de algumas das fotografias mais emblemáticas do século 20, informou a Agência Magnum Photos.

Morris trabalhou como editor de fotos de Londres para a revista semanal Life durante a Segunda Guerra Mundial, comissionando reportagem fotográfica da frente de guerra. Ele revisou as históricas fotos de Robert Capa do Dia D.

Foi editor de fotografia do The New York Times entre 1967 e 1973, nos anos mais agitados da Guerra do Vietnã. No site, publicou mais duas fotos da agência Associated Press sobre a Guerra do Vietnã que acabaram vencendo o prêmio Pulitzer.

Morris foi quem fez rodar as imagens do fotógrafo Eddie Adams de um chefe da polícia de Saigon atirando na cabeça de um rebelde Vietcong dominado, em 1968, e, a de Nick Ut Cong Huynh, extremamente conhecida, com as crianças, acima, correndo nuas em uma estrada, após um ataque aéreo de Napalm, em 1972, no Japão.

Morris nasceu no estado americano de Nova Jersey, em 7 de dezembro de 1916, e faleceu em um hospital próximo de sua casa.

Comentários