Jiboia de 1,80 metro é capturada em avenida de Coxim

O Corpo de Bombeiros e a PMA (Polícia Militar Ambiental) capturaram uma jiboia de 1,80 metro na tarde desta quarta-feira (10), no bairro Jardim Bela Vista, em Coxim.

Foto: Edição de Notícias/Via WhatsApp
Foto: Edição de Notícias/Via WhatsApp

Segundo informações a jiboia foi capturada na avenida Otacílio Severo dos Santos, próximo a Escola Semíramis.

O animal foi capturado e conduzido pela PMA para ser solta em seu habitat natural.

Jiboia

É uma serpente de médio ou grande porte, não peçonhenta, da Família Boidae. É uma cobra muito pacífica e extremamente lenta. Pode demorar até 1 hora para percorrer uma distância de 500 metros. Apesar de varias lendas citarem jiboias imensas, essa espécie geralmente não ultrapassa os 4 metros de comprimento. Seu peso pode atingir os 40 quilos.

As jiboias são carnívoras, em seu cardápio encontram-se aves e roedores de pequeno ou médio porte, lagartos grandes, outras serpentes e mamíferos de pequeno porte. Têm hábitos noturnos, mas eventualmente agem durante o dia. Como não possui peçonha (presa que inocula o veneno), a jiboia mata suas presas por constrição, ou seja, após o bote, no qual a serpente objetiva prender o animal, ela se enrola em torno da vítima contraindo sua forte musculatura e a estrangula, causando a morte por sufocamento.

Costuma engolir sua presa pela cabeça. Quando a presa é grande, a jiboia pode entrar em letargia, ou torpor, tempo no qual fica parada para digerir o alimento. O período de letargia pode durar semanas ou até meses.

Ediãço de Notícias

Comentários

comentários