Japão planeja estender visto de estagiários estrangeiros para 10 anos

Silvio Mori com Alternativa JP

Tóquio – O governo japonês divulgou no último dia 11, uma proposta de criação de um novo visto que possa autorizar por até 10 anos a permanência dos estagiários no país.

A ideia do governo é conceder este visto aos estagiários que encerrarem o contrato inicial de cinco anos, prolongando o visto por mais cinco anos, com direito de trazer a família ao Japão, sob algumas condições que ainda não foram divulgadas.

Os participantes do programa de estágios são, em sua maioria, cidadãos oriundos de países asiáticos, como China e Vietnã.

De acordo com uma reportagem da agência de notícias Kyodo, o principal objetivo do governo do primeiro-ministro Shinzo Abe é amenizar as consequências econômicas geradas pela escassez de mão de obra no país.

O plano atual ainda será discutido e orçado no mês de junho. No próximo outono, o plano de reforma da lei de imigração deverá ser apresentado no Parlamento e ainda não há previsão de quando a medida entrará em vigor.

Em fevereiro deste ano, Abe chegou a comentar em uma reunião da pauta econômica do governo que há “urgência” em analisar os sistemas de entrada de estrangeiros no país, para que seja possível garantir mais mão de obra.

Uma das novidades neste sentido é a concessão de vistos para os descendentes de 4ª geração (yonsei) sob algumas condições, como idade e conhecimento básico de japonês. O sistema entrará em vigor em julho.

Comentários

comentários