Inscrição ao Enem 2019 termina com 6,3 milhões de inscritos

Lúcio Borges

O Enem 2019 deve contar com 6,3 milhões de candidatos que foram inscritos até ontem pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). O responsável pela avaliação informou que o Exame Nacional do Ensino Médio registrou 6.384.957 inscritos para a edição deste ano. As inscrições terminaram nessa sexta-feira (17) para provas que estão marcadas para ocorrer em novembro por todo o Brasil.

Os estudantes têm até o dia 23 de maio para pagar a taxa, no valor de R$ 85. O total de participantes confirmados (pagos) será divulgado no dia 28 deste mês. Quem teve direito à isenção do pagamento da taxa e concluiu a inscrição no prazo tem participação garantida. As provas do Enem 2019 serão aplicadas em dois domingos, 3 e 10 de novembro, com quatro provas objetivas e 180 questões, além da redação.

O Enem que é realizado anualmente pelo Inep, vinculado ao Ministério da Educação, deve ser realizado ‘normalmente’ apesar de mutias confusões envolvendo a atual gestão dos dois órgãos. Há algumas incertezas neste ano ante as 21 edições, que o exame recebeu quase 100 milhões de inscrições e ocorreu interruptamente e sem maiores percalços antes das provas. Já houve registros de pequenas confusões e até erros e fraudes individual durante as provas em anos anteriores.

O exame avalia o desempenho do estudante e viabiliza o acesso à educação superior, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (ProUni) e instituições portuguesas.

*Com informações do Inep

Comentários