IFMS abre hoje 1.350 vagas para cursos integrados ao ensino médio

Foi publicado no dia 30 de agosto, o edital de abertura do Exame de Seleção 2019 do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul), com a oferta de 1.350 vagas em cursos técnicos integrados ao ensino médio. O documento traz todas as regras do processo seletivo e está disponível na Central de Seleção.

São nove opções de cursos: Agricultura, Agropecuária, Alimentos, Edificações, Eletrotécnica, Informática, Informática para Internet, Mecânica e Metalurgia, oferecidos nos dez campi da instituição, em Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas (ver tabela no final do texto).

Para participar, o candidato deve ter concluído o ensino fundamental ou equivalente até a data da matrícula no IFMS, prevista para janeiro do ano que vem, além de possuir o Cadastro de Pessoa Física (CPF) em seu nome, já que o número deverá ser informado no ato da inscrição.

Ass inscrições deverão ser feitas de hoje, dia 10 de setembro, até 5 de novembro, pela Central de Seleção do instituto.

O primeiro passo é se cadastrar no sistema pela Página do Candidato, caso ainda não tenha o cadastro. Depois é só fazer a inscrição, escolhendo uma das opções de campus, curso e turno oferecidos pelo IFMS.

Em caso de dúvidas, acesse as Orientações para Cadastro e Inscrição.

Só serão aceitas inscrições feitas com o CPF e demais dados do próprio candidato.

O valor da taxa é de R$ 25 e poderá ser paga até 8 de novembro.

Será concedida isenção da taxa de inscrição aos candidatos que apresentarem documento que comprove escolaridade em escola pública.

O pedido de isenção deverá ser feito de 10 de setembro a 19 de outubro, no ato da inscrição, selecionando o item “Isento” na página de inscrição, devendo ser anexado o documento comprobatório.

Ação afirmativa – Metade das vagas oferecidas é reservada a candidatos que cursaram todas as séries do ensino fundamental em escola pública. Desse total, há cotas aos que comprovarem renda familiar bruta per capita mensal igual ou inferior a um salário mínimo e meio, aos que se autodeclararem pretos, pardos e indígenas, e a pessoas com deficiência.

A opção de beneficiário de ação afirmativa (cotista) deverá ser informada no ato da inscrição. Para mais informações sobre o assunto, o candidato interessado deverá ler atentamente ao item 2 do edital.

No anexo II do edital está disponibilizada a tabela completa das vagas, com as divisões para candidatos de ampla concorrência e das ações afirmativas.

Prova – Será aplicada no dia 25 de novembro, nos dez municípios onde o IFMS possui campus.

A prova será composta por 50 questões de múltipla escolha, sendo 20 de língua portuguesa, 20 de matemática e 10 de conhecimentos gerais, conforme conteúdo programático disponibilizado.

O gabarito deverá ser divulgado no dia seguinte. A previsão é que resultado final do Exame de Seleção e a primeira chamada sejam publicados no dia 19 de dezembro, com matrículas em janeiro de 2019.

As aulas terão início no primeiro semestre do ano que vem.

Curso – No ensino técnico integrado do IFMS, o estudante tem a oportunidade de fazer, ao mesmo tempo, o ensino médio regular e a formação profissional e tecnológica escolhida. Após se formar, o diploma possibilitará o ingresso na universidade ou no mundo de trabalho.

No IFMS, todos os cursos são ofertados gratuitamente.

Comentários