“I Semana de Formação Pedagógica” atualiza conhecimentos de professores

A I Semana de Formação Pedagógico-Cultural irá acontecer de 20 a 24 de julho na Biblioteca Pública Estadual Isaías Paim e Museu da Imagem e do Som. (Foto: Divulgação)
A I Semana de Formação Pedagógico-Cultural irá acontecer de 20 a 24 de julho na Biblioteca Pública Estadual Isaías Paim e Museu da Imagem e do Som. (Foto: Divulgação)

A I Semana de Formação Pedagógico-Cultural irá acontecer de 20 a 24 de julho na Biblioteca Pública Estadual Isaías Paim e Museu da Imagem e do Som. O evento é uma realização da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul. O principal objetivo é atualizar os conhecimentos dos professores da rede pública. Serão oferecidas 30 vagas por oficina, com declaração de participação. Toda a programação irá acontecer das 8h ao 12h.As inscrições podem ser feitas pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone 3316-9155.

No primeiro dia, na segunda-feira(20), abrindo a primeira edição da “I Semana de Formação Pedagógico Cultural” acontece a oficina: “Práticas pedagógicas na biblioteca escolar: um laboratório de ideias”, ministrado pela bibliotecária Rosilene de Melo Oliveira, com formação no Iesf/Funlec. Neste Workshop ela irá demonstrar a importância da biblioteca escolar dinâmica e colaborativa entre a equipe da biblioteca e os docentes da escola bem como as ações que se pretende desenvolver, preocupando-se sempre em oferecer uma ferramenta oportuna para o docente, apresentando alternativas para fortalecer o que foi ensinado em sala de aula. O curso tem como principais objetivos, formar profissionais capacitados com noções básicas a utilizar esta ferramenta pedagógica, desenvolver práticas e incentivar a equipe a ser um agente multiplicador.

Já na terça-feira(21), Ana Claudia Oiticica Murray, irá conduzir a oficina; “Fantoches para todas as horas”. Formada em Artes Visuais pela UFMS, Ana Claudia propõe um trabalho lúdico criativo, “como a ideia é desenvolver alguma atividade que possa ser reproduzida pelas crianças, o fantoche tem mil utilidades. É fácil de fazer, o material simples (caixas de leite jornal, cola e tinta) e ainda permite um desembaraço e oralidade ao contar histórias manobrando o boneco. Enfim, um fantoche é personagem muito lúdico”, ressalta a professora.Ainda segundo Ana Cláudia, com os fantoches o(a) professor(a) pode trabalhar teatro, histórias, contos e lendas. Também trabalha-se a criatividade, a estética e a coordenação da criança no fazer.

A oficina de “Desenho Artístico” será ministrada por Erika Souza Pedraza na quarta-feira(22), e tem como proposta levar aos alunos conceitos e técnicas de desenho, visando desenvolver a capacidade criativa nos mais diversos temas relacionados com a figura humana e a natureza, mesclando o desenho intuitivo com o desenho racional, memória visual e criatividade. Desta forma o workshop propõe elaborar variáveis na forma de desenhar que se adeque às salas de aulas, de forma que os professores que participarem do curso possam ter mais facilidade e familiarização na hora de ministrar uma aula de desenho.

Já no dia(23), quinta-feira, acontece a Oficia “Máscara de Papel” por Carol Jordão. A artista formada em Educação Artística pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), admiradora de grandes nomes das artes plásticas como Picasso, Paul Klee, Miro, Kandinsky, entre outros, são suas fontes de influência. Durante o curso irá ensinar métodos que sirvam como recurso para criação, ao mesmo tempo em que favorece um método útil aos professores, que poderão aplicá-lo com seus alunos em diversas situações em sala de aula como confecção de diferentes tipos de máscaras e trabalhar os elementos técnicos, poéticos e históricos do uso desse recurso.

Martinete Pinheiro irá encerrar a “I Semana de Formação Pedagógica” com “Luz, câmera e pedagogia: o cinema na sala de aula”, onde a jornalista, cineasta e escritora irá pensar o cinema enquanto prática pedagógica. O Workshop buscará tratar a relação entre cinema e conhecimento, indo além do campo da educação formal onde direciona novos métodos educacionais, incluindo questões culturais e a sensibilização para as relações sociais.  Pinheiro estudou cinema em Cuba na Escuela internacional de Cine y Televisión de San Antônio de los Baños (EICTV) e Jornalismo pela Uniderp. Tendo escrito vários livros e participado de Festivais de cinema no Brasil e em outros países.

Serviço: A “I Semana de formação Pedagógica” acontece de 20 a 24 de Julho tanto na Biblioteca Isaías Paim quanto no MIS (Museu da Imagem e do Som) localizados no Memorial da Cultura Apolônio Carvalho na Av. Fernando Corrêa da Costa, 559. Serão 30 vagas por oficina, com declaração de 40 horas para participação de 75% na semana. Mais informações no 3316-9155. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone 3316-9155.

Programação:

Segunda-feira (20/07) –  “Práticas pedagógicas na biblioteca escolar: um laboratório de idéias”, ministrado pela bibliotecária Rosilene de Melo Oliveira

Terça-feira      (21/07)“Fantoches para todas as horas” com Ana Claudia Oiticica Murray

Quarta-feira     (22/07) “Desenho Artístico” ministrada por Erika Souza Pedraza

Quinta-feira      (23/07) “Máscara de Papel”  por Carol Jordão

Sexta-feira     (24/07) Martinete Pinheiro  com “Luz, câmera e pedagogia: o cinema na sala de aula”

*Todas as oficinas começam às 8h com encerramento ao 12h.

Comentários

comentários