Holandeses criam aparelho que promete controlar os sonhos

Lucid Dreamer foi criado pela empresa holandesa Neuromodulation Technologies BV (Foto: Divulgação)

Um aparelho aparelho – o Lucid Dreamer – criado pela empresa holandesa Neuromodulation Technologies BV  promete proporcionar às pessoas controle sobre os sonhos durante o sono.

De acordo com os idealizadores do engenhoso dispositivo, 20% da população experimentam sonhos lúcidos mensalmente, mas de maneira acidental e espontânea. Nesses casos, as pessoas percebem que estão sonhando e podem assumir o controle das imagens mentais. Pesquisas recentes apontam que esse tipo de sonho acontece por conta de uma atividade cerebral específica, a atividade gama, que está diretamente ligada aos sonhos lúcidos.

Desta forma, ao interferirmos na atividade gama, poderíamos estimular mais sonhos lúcidos. Essa estimulação pode ser elétrica, através de pequenos choques e é exatamente isso que o Lucid Dreamer se propõe a fazer. A empresa holandesa assegura ter conseguido resultados satisfatórios entre a própria equipe que testou o dispositivo.

Sonhos lúcidos

De acordo com a Neuromodulation Technologies BV, o cérebro dos voluntários foi estimulado duas vezes por noite durante 1 semana. Na primeira noite, 3 a cada 5 pessoas relataram sonhos lúcidos, variando significativamente nos dias subsequentes.

O máximo conseguido foi de 5 sonhos lúcidos em 1 semana por apenas um dos voluntários – um resultado longe do ideal, mas que abre portas para esse tipo de pesquisa.

Fonte: TN Online

Comentários