Hoje é “Dia D” contra gripe com 68 pontos e 40 mil doses de vacinação na Capital

Lúcio Borges

Idosos integram o grupo prioritário para ser atendido com a vacinação da gripe na campanha nacional

O sábado (13), véspera do dia das Mães, além de ainda comprar os presentes ou antes deve ser dedicado ao “Dia D” da campanha contra a gripe por todo o Brasil, que em Campo Grande contará com 68 pontos e 40 mil doses de vacinação. A iniciativa para atingir e imunizar os mais rápido possível os grupos prioritários,  reúne todas as UBS (Unidades Básicas de Saúde), UBSF (Unidades Básicas de Saúde da Família), UPAs (Unidade de Pronto Atendimento) Leblon e Vila Almeida, além de um trailer na praça Ary Coelho, no Centro. O atendimento neste dia especial de imunização será até às 17 horas, com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) programada em vacinar 40 mil pessoas, média do dia “D” nas duas últimas campanhas.

O Ministério da Saúde recomenda a vacinação para pessoa com 60 anos ou mais de idade, crianças na faixa etária de 6 meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas (mulheres que deram à luz recentemente), trabalhadores de saúde, povos indígenas, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. Além de adolescentes e jovens de 12 a 21 anos, sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e professores.

Para receber a dose, todos devem apresentar o Cartão Nacional de Saúde e/ou número prontuário da rede de saúde de Campo Grande, documento pessoal de identificação e a caderneta de vacinação (caso tenha).

Já os professores devem apresentar o holerite e os documentos obrigatórios para todos do grupo de risco. Os portadores de doenças crônicas precisam apresentar e deixar nas unidades de vacinação, cópia do laudo indicando a doença ou uma receita, ambos com carimbo e assinatura do médico. A campanha termina em 26 de maio. A meta estipulada pela prefeitura neste ano é vacinar 197.737 pessoas.

O lançamento oficial do “Dia D” será a partir das 8h na UBSF do bairro Ana Maria do Couto, localizada na rua Mitsuo Daima, 533.

Comentários