Hemosul convoca com urgência doadores de sangue “O” Negativo

Da Redação

 O Hemosul alerta toda a população sul-mato-grossense sobre a necessidade de doação de sangue “O” Negativo a pacientes internados em estado crítico. De acordo com a assessoria de imprensa do órgão, os interessados em ajudar na recomposição dos estoques deste tipo sanguíneo devem comparecer às unidades de coleta.

“Nós estamos quase zerados. O sangue “O” Negativo fazia parte de um estoque estratégico, mas vários pacientes foram internados e nós precisamos retomar a margem de segurança”, explica a assessoria.

O sangue “O” Negativo é importante quando não há tempo de descobrir o tipagem de uma vítima de acidente grave, por exemplo. Porém, os pacientes que necessitam com mais urgência, neste momento, possuem este tipo específico.

Esse tipo sanguíneo é o que chamam de doador universal, pois atende a situações de emergência, até que se descubra o tipo certo da vítima. “No momento precisamos de doações para pacientes que são comprovadamente “O” Negativo”, diz o Hemosul.

Doações

Para doar sangue é preciso ir até um dos pontos de coleta disponíveis munido de um documento oficial com foto, como a carteira de identidade ou de motorista, ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar no mínimo 55 quilos, e estar bem alimentado.

Os doadores de sangue “O” Negativo podem comparecer, na Capital, ao Hemosul Coordenador, na Avenida Fernando Correa da Costa, 1304, Centro, de segunda à sexta das 7h às 17h, e sábado das 7h às 12h; Unidade Santa Casa, na Rua Eduardo Santos Pereira, 88, São Francisco, de segunda à quinta das 7h às 11h e 13h às 16h, e na sexta das 7h às 11h e 13h às 15h, e no Hospital Regional, na rua Engenheiro Lutherio Lopes, 36, Aero Rancho, de segunda à Sexta das 7h às 12h.

No interior os pontos de coleta estão em Dourados, na rua Waldomiro de Souza, 295, Vila Industrial; em Ponta Porã, na rua Sete de Setembro, s/n, Santa Isabel; em Três Lagoas, Rua Manoel Rodrigues Artez, 520, Colinos, e em Paranaíba, na rua Selma Martins de Oliveira, 335, Ipê Branco I.

Informações sobre as unidades de coleta de Mato Grosso do Sul e horários de atendimento estão disponíveis no site www.hemosul.ms.gov.br.

Comentários