Hamilton bate Vettel e larga na pole na Espanha; Massa é 9º

motorsport/JN

Lewis Hamilton conquistou a pole position para o GP da Espanha; Sebastian Vettel, líder do campeonato, parte em segundo

Lewis Hamilton deixou para trás o desempenho abaixo do esperado no GP da Rússia e conquistou, neste sábado (13), a pole position para o GP da Espanha, quinta etapa da temporada 2016 da Fórmula 1.

Com 1min19s149, tempo da primeira tentativa no Q3, Hamilton bateu Sebastian Vettel por 0s051 e chegou à pole de número 64 na carreira, ficando a uma de igualar Ayrton Senna. Felipe Massa foi ao Q3 e larga na nona posição.

Fernando Alonso surpreendeu na corrida caseira e conseguiu levar a McLaren ao Q3, colocando o carro na sétima posição no grid de largada.

Q1

A primeira parte do treino reservou mais sustos para Sebastian Vettel. Na primeira saída para a pista, o alemão não conseguiu acelerar na primeira tentativa e se arrastou pela pista, mas conseguiu se recuperar e registrar uma volta boa o suficiente para o colocar entre os pilotos que passaram para o Q2.

Quem não teve nenhum tipo de problema foi Lewis Hamilton, que estabeleceu 1min20s511 e ficou com a melhor marca da primeira fase da classificação, 0s231 mais veloz do que Kimi Räikkönen. Vettel foi o terceiro, Valtteri Bottas o quarto e Max Verstappen o quinto.

Pascal Wehrlein foi o destaque do Q1, levando a Sauber para a segunda fase da classificação, logo atrás de Felipe Massa, que ficou em 14º. Marcus Ericsson, Jolyon Palmer, Lance Stroll, Stoffel Vandoorne e Daniil Kvyat foram os eliminados.

Q2

Hamilton deu uma mostra da força da Mercedes e, mesmo errando durante a volta, ficou com 1min20s210, 0s085 à frente de Vettel, que superou Bottas por apenas 0s005. Räikkönen foi o quarto e Verstappen foi novamente o melhor do resto. Massa chegou a correr riscos, mas passou para o Q3 em oitavo.

Fernando Alonso, que ainda não havia passado para o Q3 nesta temporada, fez bonito em casa e conseguiu vaga na fase decisiva da classificação em Barcelona. Kevin Magnussen, Carlos Sainz Jr., Nico Hülkenberg, Romain Grosjean e Wehrlein ficaram pelo caminho.

Q3

Hamilton quebrou os cronômetros logo na primeira tentativa e registrou 1min19s141, superando Bottas – que cometeu um erro na saída da chicane que antecede a última curva – por 0s241. Räikkönen foi o terceiro e Vettel o quarto, com Verstappen e Daniel Ricciardo formando a terceira fila.

Na segunda tentativa, Hamilton não conseguiu melhorar a própria marca e ficou com o tempo da primeira ida à pista. Com isso, o britânico passou por momentos de tensão enquanto esperava Vettel – que vinha mais veloz – completar a volta.

Entretanto, o alemão errou no último setor e ficou com 1min19s200, superando Bottas mas ficando atrás de Hamilton. Räikkönen larga em quarto, Verstappen em quinto, Ricciardo em sexto e Alonso tirou leite de pedra da McLaren, conseguindo um surpreendente sétimo lugar.

Sergio Pérez foi o oitavo e Massa não foi além do nono lugar, com Esteban Ocon completando o top-10 em Barcelona.

Confira o grid de largada:

Comentários